A Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (COMAT) da CBIC realizou na terça-feira, 7/4, na sede do Sinduscon-DF, em Brasília, o II Treinamento sobre o desempenho de edificações habitacionais. O evento contou com a participação de mais de 70 profissionais de 20 estados do País. Nele, foi lançado o guia “Dúvidas sobre a Norma de Desempenho – Especialistas respondem”.

O presidente da Comissão, Dionyzio Klavdianos, o líder do projeto de Disseminação da Norma de Desempenho da CBIC, José Maria Paula Soares, e o professor Dr. Ercio Thomaz destacaram a necessidade de se ter um retorno sobre os avanços e desafios de quem tem disseminado e implantado a Norma de Desempenho.

Durante o debate, multiplicadores de diferentes estados, que participaram do primeiro treinamento, há cerca de dois anos, contaram suas experiências. Dentre eles, o vice-presidente de Tecnologia e Qualidade do Secovi-SP, Carlos Borges, que observou o amadurecimento do setor neste importante treinamento.

Borges também compartilhou a experiência da empresa Tarjab, da qual é diretor-presidente, onde tem sido implementada a Norma de Desempenho com sucesso. “Nada substitui a auto análise de cada empresa em relação ao seu próprio sistema construtivo e o contextos de seus empreendimentos em relação à Norma”, disse. “Queremos atender o cliente e a Norma é um meio para isso, e não um fim em si mesma.”

A ABNT NBR 15575 entrou em vigor em 2013 e, desde então, surgiram dúvidas que estão respondidas por especialistas no guia lançado pela CBIC nesta terça-feira, durante o treinamento. 

Com informações da CBIC