A importância da modernização e da manutenção preventiva dos elevadores foi o tema do Ciclo de Palestras para Síndicos e Administradoras de Condomínios, iniciativa da vice-presidência de Administração Imobiliária e Condomínios do Secovi-SP, realizado dia 28 de maio, na sede do Sindicato, em São Paulo.

“O elevador é um dos transportes mais seguros do mundo, além de rápido e eficiente, desde que seja usado de maneira racional. Também sabemos o quanto um elevador bem conservado valoriza um empreendimento”, destacou Hubert Gebara, vice-presidente de Administração Imobiliária e Condomínios do Secovi-SP, Hubert Gebara, na abertura do evento. 

O diretor de Condomínios daquela vice-presidência, Sérgio Meira de Castro Neto, que coordenou o Ciclo, disse ainda que o síndico não de se limitar à questão estética. “Essa máquina abriga diversos componentes que demandam uma devida manutenção para garantir a segurança dos usuários.”

Manutenção – Nelson Mota, da Atlas Schindler, falou sobre a importância da manutenção dos elevadores, destacando as responsabilidades do síndico, condomínio, usuários e empresa de manutenção para evitar acidentes. 

“A prestadora deve ser registrada nos órgãos competentes, que atenda todos os pré-requisitos estabelecidos pelas legislações e garanta o bom funcionamento dos elevadores e a segurança do usuário”, afirmou, chamando a atenção para a lei municipal 10.348, de 4 de setembro de 1987.

“Essa lei estabelece que os elevadores precisam de manutenções preventivas mensais”, destacou Mota, elencando as principais atribuições da prestadora: plantão de 24 horas; revisões periódicas em componentes, como os freios da máquina de tração e limitador de velocidade; além de uso de peças originais e com certificado de procedência.

Outra recomendação é com relação ao resgate de pessoas retidas na cabina do elevador. “Jamais devemos permitir que pessoas não habilitadas façam este resgate, que deve ser realizado somente pelo técnico de manutenção, Corpo de Bombeiros da Polícia Militar ou órgão responsável que o substitua”, indicou, adicionando que “a intervenção de terceiros nos equipamentos e suas dependências sem o acompanhamento do responsável pela empresa de manutenção coloca em risco a segurança dos moradores e usuários”.

Modernização

 

Manutenção preventiva mensal.
? Manutenções corretivas necessárias.
? Um plantão de 24 horas, essencial em casos emergenciais.
? Segurança na manutenção, fiscalizando a utilização dos equipamentos necessários na rotina dos seus colaboradores.
? Revisões periódicas em componentes, como os freios da máquina de tração e limitador de velocidade, essenciais na segurança do equipamento.
? Auditoria da qualidade da manutenção realizada.
? Equipe qualificada de técnicos e engenheiros.
? Uso de peças originais e com certificado de procedênciaplantão de 24 horas, essencial em casos emergenciais.? Segurança na manutenção, fiscalizando a utilização dos equipamentos necessários na rotina dos seus colaboradores.? Revisões periódicas em componentes, como os freios da máquina de tração e limitador de velocidade, essenciais na segurança do equipamento.? Auditoria da qualidade da manutenção realizada.? Equipe qualificada de técnicos e engenheiros.? Uso de peças originais e com certificado de procedência.