Evento voltado para síndicos e administradoras apresentou inovações trazidas pela Inteligência Artificial Generativa
Iniciativa da vice-presidência de Administração Imobiliária e Condomínios do Secovi-SP, o Ciclo de Palestras realizado na última quinta-feira, 24/10, reuniu na sede da entidade, mais de 100 participantes para debater as inovações trazidas pela Inteligência Artificial Generativa e seus impactos na gestão condominial.
O diretor de Condomínios do Secovi-SP, Sérgio Meira de Castro Neto, abriu o evento, destacando a preocupação da entidade em sempre trazer atualização profissional “Estamos sempre em busca das novidades do mercado”, disse o diretor, ao apresentar a lista de cursos, palestras e encontros já programados. “A Inteligência Artificial já começou a revolucionar o mercado. Por isso, teremos um pouco de teoria e prática sobre como implementar essa nova tecnologia em nosso dia a dia”, frisou Sergio Meira.
Rony Vainzof, sócio fundador da VLK Advogados, fez uma análise da Inteligência Artificial sob a perspectiva jurídica, destacando a importância do uso ético e responsável da IA, bem como da necessidade de a tecnologia respeitar a LGPD e outras questões, como direitos autorais. Ele também chamou a atenção para casos sensíveis, falhas ou uso indevido.
“Os números impressionam, o ChatGPT, por exemplo, atingiu um milhão de usuários em apenas cinco dias. E, como qualquer outra tecnologia, o crescimento e adoção de IA generativa traz efeitos positivos e preocupações. Existe riscos, mas eles não eliminam os benefícios”, salientou o especialista. “Precisamos conhecer as ferramentas para saber usar usá-las com responsabilidade. A IA não tem a menor ideia do que está falando, às vezes ela mente e erra. Por isso, é preciso ter uma revisão humana”, complementou Vainzof.
Em seguida, Odirley Rocha, diretor de relacionamento do Porter Group, apresentou diversas soluções tecnológicas para condomínios e uma lista de ferramentas que podem ser grandes aliadas dos síndicos e dos profissionais de administradoras condominiais. “As IAs têm ajudado profissionais a ganhar tempo com tarefas menos complexas e facilitado o foco no que realmente importa. Por isso, não tenha medo da IA, assim como você não temeu a internet, aplicativos, automação e assembleias virtuais. Um síndico atualizado nunca deixará seu condomínio desvalorizar”, aconselhou.
Rocha citou tecnologias para produção de avisos, comunicados, atas de reuniões; chatbot de atendimento aos moradores; monitoramento inteligente de câmeras de seguras; ferramentas para pesquisa de mercado; além de alternativas com foco na inclusão, como um programa de comunicação para pessoas com dificuldade na fala, que produz sons de vozes a partir de imagens ou textos. “Para encerrar, deixou uma reflexão: A IA não vai roubar seu cargo de Síndico, mas alguém usando IA, com certeza irá.”
Encerrando as palestras, Túlio Sousa, CEO da TKS Engenharia e cofundador da TracF Tech, falou sobre aplicação de IA na construção civil e no mercado imobiliário, com demonstrações de tecnologias desenvolvidas, com o intuito de trazer comodidade, sustentabilidade e segurança para os moradores e condomínios. O destaque ficou para um robô de entrega automatizado e inteligente. “É o que chamamos de machine learning, uma subcategoria de inteligência artificial, sendo um dos seus componentes automáticos. Ou seja, um campo conhecido como aprendizagem de robôs. Utilizando software, hardware e robótica, podemos desenvolver novos produtos e soluções tecnológicas fantásticas”, explicou o engenheiro.
Confira as fotos do evento no flickr do Secovi-SP.