O Comitê de Bacias Hidrográficas da Baixada Santista está ampliando a participação da sociedade civil em sua composição. No final de 2016, o órgão convidou entidades que já compõem o Comitê para se recadastrarem e possibilitou o cadastro de novas interessadas. O Secovi-SP, que já era membro do Comitê, está com um novo representante este ano: Pedro Garofalo, diretor executivo da Regional do Secovi na Baixada Santista.

Atuação – O Comitê de Bacias Hidrográficas é formado por 27 membros, sendo nove da sociedade civil, nove representantes das prefeituras e nove representantes do Governo do Estado. A presidência é exercida sempre por um dos prefeitos da Região Metropolitana da Baixada Santista, e a eleição para a escolha do cargo deve acontecer ainda no início do ano.

Já o vice-presidente é um membro da sociedade civil. E há uma vaga para a secretaria executiva, que é ocupada por representante indicado pelo Governo do Estado. Entre os temas de debate do órgão, estão assuntos como muro de contenção das marés em Santos, saneamento básico, estuário, abastecimento de água, entre outros.