Uma das principais referências em transformação digital (Internet das Coisas, Big Data), Sandra Turchi, CEO da Digitalents, participou de interessante e esclarecedora Live Secovi-SP na manhã do dia 11/5, coordenada por Carlos Meschini, diretor regional do Secovi-SP na Baixada Santista.
Sandra iniciou sua palestra definindo reputação digital e destacando a sua principal importância, que é manter a qualidade daquilo que “as pessoas falam quando não estamos presentes”.
Ela explicou a necessidade de as empresas e os profissionais entenderem que, atualmente, os diálogos com os consumidores de produtos e serviços acontecem nas plataformas digitais, onde a linguagem é própria, com mudança da gramática formal inclusive, e uso de imagens e emojis (figuras que substituem palavras e até mesmo frases). “A linguagem é cosmopolita, com uso de gírias. É preciso entender as mídias sociais e suas múltiplas linguagens”, destacou.
De acordo com dados apresentados por Sandra, em 2019, havia 150 milhões de usuários de redes sociais no Brasil. O YouTube ocupava – e ainda ocupa – o primeiro lugar em plataformas digitais, seguido por Facebook, WhatsApp e Instagram. “Temos de saber quais são essas mídias, para podermos nos comunicar melhor.”
A especialista deu algumas dicas de uso corporativo favorável, com vistas a resultados e engajamentos. Quem vai usar essas plataformas como ferramentas de trabalho deve estabelecer, inicialmente, objetivos e construir uma “persona” para a marca, seja um profissional liberal, um influenciador ou uma empresa. Depois, é necessário pensar nos focos e na criação de conteúdos para alimentar essas “personas”. Não se deve misturar perfis pessoais, privados, com conteúdo corporativo. As trocas e interações com o público tem de ser permanente e não se deve deletar mensagens negativas. “Elas devem ser respondidas com educação e conduzidas para uma conversa privada”, recomendou.
Ela disse, ainda, que é preciso criar, com planejamento, uma programação de postagens, que deve ser seguida e monitorada em cronograma, a fim de se manter a frequência de publicações.
Sandra sugeriu que profissionais sigam empresas de áreas de atuação diferentes, para buscar fontes de inspiração, e usem hashtags (#) que façam sentido ao conteúdo postado. “O ideal é criar umas cinco hashtags, por post, porque eles ajudam com pesquisa de conteúdo.”
De acordo com ela, os pilares da influência digital são: alcance (popularidade e número de seguidores), ressonância (periodicidade e constância das publicações) e relevância (criar autoridade dentro do segmento). Contudo, Sandra disse que somente o alcance não basta, e que é preciso criar relevância, para conquistar credibilidade. Além disso tudo, é necessário monitorar o engajamento das publicações, usar e-mail Marketing e ter um site responsivo.
Confira o conteúdo completo da Live Secovi-SP.