Jornalista Luiz Megale e Jair Mahl, vice-presidente da Caixa

Na abertura do painel “Panorama do Mercado de Incorporação Imobiliária Residencial”, dia 26/8, durante a Convenção Secovi, o vice-presidente de Habitação da Caixa, Jair Mahl, falou do momento esplêndido que o crédito imobiliário nacional tem vivido nos últimos cinco meses do ano, apesar da pandemia do novo coronavírus.

Ele lembrou que há pouco a Caixa aumentou o percentual de comprometimento de renda. De acordo com o vice-presidente da Caixa, as parcerias foram fundamentais para atravessar a pandemia e conseguir contratar novos financiamentos. 

Mundo virtual – Celso Petrucci, economista-chefe do Secovi-SP, apresentou os resultados de julho da Pesquisa Secovi-SP do Mercado Imobiliário. Ele destacou o excelente resultado de R$ 11 bilhões em financiamentos com recurso da Caderneta de Poupança anunciados pela Abecip (Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança).

Petrucci falou da recuperação das vendas de unidades com metragens entre 65 m2 e 80 m2 e com preço a partir de R$ 500 mil. “As pessoas procuraram usar seus recursos em imóvel, produto com valorização de médio e longo prazo.”

O economista-chefe do Sindicato da Habitação provocou os quatro participantes do painel com questionamento acerca do uso da Web para impulsionar as vendas. “A pandemia acelerou esse processo e sua empresa ampliou o uso da plataforma?”, perguntou Petrucci.

Efraim Horn, da Cyrela, disse que a empresa não percebeu grande crescimento do uso dessa plataforma, ou de novas entradas e saídas de vendas pela Web.

Jorge Cury Neto, da Trisul, disse que eles estão trabalhando para aumentar os negócios on-line. Meyer Nigri, da Tecnisa, lembrou que a empresa foi a primeira a lançar um empreendimento, em 1999, totalmente on-line. Ubirajara Freitas, da empresa Tegra, disse que estão trabalhando nas houses de São Paulo, Rio de Janeiro e Campinas com lançamentos pela internet.

A Convenção Secovi 2020 é uma realização do Secovi-SP e da Fiabci-Brasil, com apoio institucional da CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção). Patrocínio: Atlas Schindler, Grupo Souza Lima, Porto Seguro, SegImob, Abrainc, Caixa, Cashme, Crowe, Gerdau, Kzas, Locomotiva, Mapfre, OLX, Realogy e Senior Mega. Agente social apoiado: Ampliar.