As mesmas pessoas, as mesmas rotinas, as mesmas coisas todos os dias – independentemente do ambiente, de trabalho ou familiar – podem nos levar a ficar em uma zona de conforto.

“Dessa forma, não conhecemos novas pessoas, não fazemos novos amigos e nem fazemos novos clientes”, disse Alexandre Janner, palestrante e consultor em MasterMind, ou Mente de Mestre. Essa expressão é usada mundialmente para designar aquelas pessoas que tem um desempenho acima da média – o que as faz destoar em suas áreas de atuação.

Segundo o Janner, que palestrou em evento da Rede Secovi de Imóveis em 27/5, permanecer na zona de conforto pode desencadear um efeito cascata. “Pense quantas pessoas interessantes você deixa de conhecer; quantas coisas interessantes o mundo pode oferecer, e você está se privando disso. E não é só isso: quantas pessoas podem estar sendo privadas do conhecimento que só você pode proporcionar”, exemplificou.

A palavra de ordem em cenário de mesmice é “mudança”. “E, para mudar, é preciso atitude. Dos fatores que contribuem para o êxito, o conhecimento reponde por 15%; as atitudes, por 85%”, pontuou. Há métodos que ajudam as pessoas a aprimorarem seus relacionamentos e a conhecerem novas pessoas, e é sobre eles que as técnicas do MasterMind se concentram.

Relacionamento, autoconfiança, autocontrole, estabelecimento de metas, planejamento, administração de conflitos, empatia, liderança, entrou outras habilidades, foram alguns dos pontos abordados pela palestra de Janner.