A equipe técnica da Comgás (Companhia de Gás de São Paulo) apresentou o Programa de Prevenção de Danos da empresa durante reunião da vice-presidência de Tecnologia e Sustentabilidade do Secovi-SP, realizada em fevereiro, na sede da entidade. A ação tem por objetivo mitigar os danos e os acidentes causados durante as obras.

Voltado para construtoras, o programa comtempla várias etapas, como capacitação de funcionários dos clientes; pesquisa de vazamento e patrulhamento, além da manutenção civil, sinalização e orientação de obras; análise do cenário de risco, incluindo a gestão de eventuais irregularidades, diagnóstico do equipamento utilizado, tipo de pressão e danos na distribuição de rede; entre outras fases. 

Segundo Gabriela Cedrico, engenheira do departamento de Integridade de Ativos da Comgás, a empresa conta com 60 profissionais para atender obras de terceiros e realizar esse tipo de prestação de serviço. “Com mais de 2 milhões de clientes e aproximadamente 18 mil quilômetros de redes e ramais, a concessionária tem como objetivo buscar parcerias e expandir o atendimento para mais 772 mil clientes e mais 5,7 mil km de rede até 2024”, comentou.

De acordo com balanço geral do programa, foram realizados 86 mil cadastros e 1,2 mil treinamentos ao longo de 2019. Além disso, cerca de 400 chamadas referentes a furo direcional foram atendidas mensalmente ao longo do último ano. A engenheira salientou que, em caso de dano ou vazamento, é imprescindível isolar a área e entrar em contato com o telefone de emergência da Comgás (0800 110 197). A empresa se disponibiliza a realizar treinamento in company gratuitamente. Mais informações sobre o programa podem ser obtidas no site da Comgás.