Objetivo do Ampliar é continuar investindo em cursos nas áreas de 
       tecnologia e de geração de renda. 

Programa de responsabilidade social do Secovi-SP, o Ampliar apresentou balanço positivo em 2021. Em meio à pandemia de Covid-19, a instituição retomou os cursos presenciais e lançou novos programas voltados à formação e à profissionalização de jovens em situação de vulnerabilidade social.

Em 2021, foram ministrados 23 cursos com 55 turmas, beneficiando 1.051 jovens. Também, foram realizadas palestras e seis oficinas, que tiveram a participação de 92 alunos. Foram emitidos 564 certificados.

“Em um ano tão difícil, o balanço foi positivo. Apesar das restrições, cumprimos nossa missão com excelência. Temos muito orgulho de todos os alunos que se esforçaram para acompanhar as aulas, respeitando todos os protocolos de segurança sanitária”, afirma a assistente social Margareth Oliveira, gerente de responsabilidade social do Ampliar, destacando as parcerias que possibilitaram a inserção dos alunos no mercado de trabalho. “Em 2022, o nosso objetivo é continuar investindo em cursos nas áreas de tecnologia e de geração de renda, com foco na empregabilidade”, adianta.

Solidariedade

Desde o início da pandemia, o Ampliar tem promovido ações solidárias para auxiliar os alunos e suas famílias. Em 2021, a Campanha Quarentena Solidária arrecadou 1.189 cestas básicas e 2.713 itens entre cobertores, brinquedos, máscaras e produtos de higiene bucal. Ao todo, a ação já beneficiou 4.393 famílias de alunos e ex-alunos, além de instituições assistenciais.

Pela realização da Campanha Quarentena Solidária, o Ampliar conquistou o Prêmio CBIC de Responsabilidade Social – Troféu Paulo Safady Simão – Edição Especial Boas Práticas no Combate à Pandemia. “A solidariedade foi uma das principais formas de enfrentamento à pandemia”, afirma Margareth, que lembra de outras duas ações beneficentes realizadas anualmente pelo Ampliar: as campanhas do Agasalho e do Brinquedo.