O Congresso Mundial da Fiabci deste ano aconteceu de 17 a 22 de maio, na cidade de Luxemburgo, e reuniu mais de 1.500 pessoas de todo o mundo. O tema central do evento foi “Construindo a humanidade” e, de acordo com o presidente do Secovi-SP, Claudio Bernardes, muitas palestras e reuniões trataram da humanização dos empreendimentos e das cidades, tendo como base de crescimento do setor a tecnologia e a sustentabilidade.
“O renomado economista Jeremy Rifkin, autor do Livro Third Industrial Revolution, apresentou uma interessante teoria, que mostra como a fusão de novas tecnologias e ferramentas, combinadas com energias renováveis, pode melhorar todo o sistema econômico, incluindo o mercado imobiliário”, conta Bernardes.
Outra palestra interessante, na avaliação do presidente do Secovi-SP, foi a proferida por Zhang Yue, presidente do BROAD Group, empresa chinesa que constrói edifícios de 30 andares, em 15 dias. “Ele falou sobre o futuro das novas tecnologias construtivas e como elas podem se ajustar aos requisitos de sustentabilidade.”
Bernardes diz que o mercado imobiliário europeu começa a se recuperar de forma consistente, demonstrando que o fim do túnel está próximo. “Tivemos a oportunidade de visitar uma comunidade planejada, Belval, numa área de 120ha, que está sendo construída há 10 anos sobre uma usina de produção de aço desativada. Mantendo parte da planta industrial, como monumento, estão implantados núcleos residências, comerciais, de serviços e, em construção, uma universidade”, destaca o dirigente.
Mais detalhes do evento em www.fiabci.com.br