O curso “Desenvolvimento e Aprovação de Projetos de Parcelamento do Solo Urbano” está com turma nova na Universidade Secovi. Dividido em quatro módulos, que acontecem de abril a julho, duas vezes por semana, o programa é destinado a engenheiros, arquitetos, estudantes, profissionais e técnicos que atuam ou pretendem desenvolver projetos de loteamentos.

O coordenador Vicente C. Amadei, consultor imobiliário com mais de 50 anos de experiência em assuntos relacionados ao parcelamento do solo e desenvolvimento urbano, explica, na entrevista abaixo, a proposta do curso. Amadei também é autor, juntamente com seu filho, o desembargador Vicente de Abreu Amadei, do livro “Como Lotear uma Gleba”, que em 2014 chegou à sua 4ª edição (disponível na Universidade Secovi).

Sobre o que trata este curso? Como será dividido?

Esse curso é específico sobre projetos e aprovação de loteamentos. O programa prevê uma palestra sobre uma visão geral da atividade de parcelamento do solo urbano, como introdução ao programa. Nas demais aulas, serão abordados os seguintes temas: Estudos de Viabilidade (urbanística, ambiental, comercial e econômico-financeira); levantamento planialtimétrico; projeto urbanístico, projetos de infraestrutura (terraplenagem, laudos geotécnicos e estabilização de taludes, drenagem, água, esgoto, pavimentação); palestra sobre áreas de risco; projetos técnicos-ambientais; cases sobre meio ambiente; licenciamento ambiental; aprovações na Prefeitura e Graprohab.

Qual é a diferença deste curso para o de “Gerenciamento de empreendimentos de parcelamento do solo urbano”?

Esse curso complementa os temas sobre desenvolvimento e aprovação de projetos, detalhando e aprofundando informações, conhecimentos e experiências sobre os assuntos abordados genericamente no curso de Gerenciamento.

O que os alunos vão aprender? No que vai facilitar o seu dia a dia profissional?

O curso se propõe a transmitir conhecimentos e experiências de instrutores que atuam profissionalmente nessa atividade. Capacitará os alunos na elaboração de projetos e suas respectivas aprovações, com profissionalismo, cuidados essenciais e aprimoramento do seu trabalho para obtenção de melhor qualidade dos projetos e agilidade nas aprovações.