Os moradores da Baixada Santista utilizam quase três vezes mais água durante o verão do que o recomendado pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Um levantamento da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico de São Paulo) mostrou que o consumo chega a 300 litros por habitante ao dia durante este período do ano. Para a ONU, qualquer pessoa consegue viver de maneira confortável com até 110 litros de água diariamente.

Segundo a Sabesp, mesmo nos meses de inverno, o consumo dos moradores das nove cidades da região continua acima da média recomendada pelo órgão internacional: 150 litros por habitantes ao dia. Para garantir o nível de consumo durante o verão, a Sabesp promete reforçar os sistemas ao ampliar o armazenamento de água nas estações. Mesmo assim, é comum ocorrer falta dela em algumas cidades da região.

Como usar o recurso de forma racional – Utilizar a água de forma coerente é fundamental. Banhos mais rápidos, escovação dos dentes com a torneira fechada e uso de louças sanitárias com dupla vazão na descarga são medidas que contribuem para o uso da água de forma mais eficaz.