Diretores apresentaram os principais atrativos das cidades-sede das Regionais da entidade no Estado de São Paulo

A pujança do Interior e o panorama do mercado imobiliário de 41 cidades situadas nos principais polos econômicos do Estado de São Paulo estiveram em foco no painel que abriu os trabalhos do segundo dia da Convenção Secovi-SP, em 27/8.

Coordenador do painel, o vice-presidente do Interior, Frederico Marcondes Cesar, destacou a relevância dos municípios abrangidos por Regionais da entidade e que integram pesquisa realizada pelo Secovi-SP em parceria com a Brain Inteligência Estratégica. “Só para se ter uma ideia, a população dessas cidades atinge 15,9 milhões de habitantes.”

Guilherme Werner, sócio consultor da Brain, citou dados de intenção de compra, com base em 1.200 questionários distribuídos pelo Brasil. Comparando um ‘recorte’ do interior de São Paulo com o resultado nacional, mostrou que ambos praticamente se igualam na intenção de compra da população, com 55% e 51%, respectivamente.

Em seguida, Werner apresentou os principais números do mercado de imóveis novos nas cidades pesquisadas, que somaram pouco mais de 24 mil unidades lançadas e cerca de 30 mil unidades vendidas no primeiro semestre de 2024. Os dados completos serão divulgados nos próximos dias, durante webinar.

Atrativos regionais

A participação dos diretores Regionais do Secovi-SP foi marcada pela exibição de vídeos mostrando os atrativos das cidades onde os escritórios estão instalados.

Segundo Angela Paiva, São José dos Campos é uma cidade pujante e pulsante, atributos que em muito se devem à gestão de bons governantes.

Kelma Camargo disse que o vídeo e os números da pesquisa demonstram a grandeza de Campinas. “O que mais tenho a dizer?”, questionou. “Venham.”

Julio Casas destacou que Sorocaba está em 2º lugar entre os dez municípios mais ricos do Brasil, é seguro e tem a famosa coxinha da padaria Real.

Carlos Meschini enfatizou a força do setor imobiliário e da construção em Santos e afirmou que o desafio é ‘recuperar e ocupar’ o Centro da cidade.

Bruno Pegorin disse que Bauru tem oportunidades em diversos setores e se destaca pela oferta de capital humano diferenciado, em razão das universidades.

Fernando Sampaio mencionou, dentre outras, as oportunidades de negócios que deverão surgir em Jundiaí com a implantação do trem ligando Campinas a São Paulo.

Thiago Ribeiro relatou o desempenho dos diversos segmentos em São José do Rio Preto, ressaltando a força do mercado de locação, impulsionado pelas universidades.

Milton Bigucci Júnior falou sobre as cidades do ABC, destacando a expectativa quanto à aprovação das revisões de Planos Diretores em São Bernardo e Santo André.

Angelo Frias ressaltou, dentre outros, o desempenho de vendas e locação de imóveis e apontou dificuldade na aprovação de projetos, devido à adaptação ao novo sistema.

Diretores Regionais do Secovi-SP

A Convenção Secovi-SP 2024 tem patrocínio de Atlas Schindler; Brain; Crowe Macr27o; Souza Lima; BTG Pactual; Itaú BBA; Proptalks; Comgas; Modulocker; Apê 11; Comunica 3D; Delta Omega; Construct In; Desonera; E-wolf; App Facilita; Desentupidora Jupiter; Mais Doc; Multiplike; Nova Ambiental; Sicoob Imob; Sigavi 360; TracF Tech e Turn2C. Media Partner Sindiconet.