CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULO
Quinta-feira, 15 de março de 2012.
A Fundación Conama, entidade que organiza o Congresso Nacional de Meio Ambiente, com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável, lançou nesta quinta-feira um livro que traz os resultados do Encontro Iberamericano sobre Desenvolvimento Sustentável (EIMA-8), realizado no mês de outubro de 2011, na Fundação Getúlio Vargas (FGV) de São Paulo.
Durante os quatro dias de evento, com o tema “Cooperação para um futuro sustentável”, especialistas e políticos debateram estratégias para que o meio ambiente e a população convivam de forma equilibrada.
“A nossa conclusão é que sem a cooperação de todos não será possível pensar em sustentabilidade. Muitas empresas, indústrias e a população já passaram a adotar um novo modelo de consumo sustentável. Precisamos também de líderes que assumam com responsabilidade os bens do planeta”, destacou Ademar Bueno, coordenador do Laboratório de Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade da FGV.
Presente no lançamento do livro do EIMA-8, Ariel Kogan, da Rede Nossa São Paulo, destacou a dificuldade de levar a sustentabilidade para o dia a dia das pessoas. “Acredito que o EIMA-8 revelou dados importantes que servirão para troca de experiências para tentar aproximar a sustentabilidade da sociedade”, considerou Kogan, que ainda falou sobre o Projeto Cidades Sustentáveis, plataforma que oferece aos candidatos agenda completa de sustentabilidade urbana associada a indicadores e casos exemplares, como referências a serem seguidas pelos gestores públicos.
O secretário municipal do Verde e Meio Ambiente de São Paulo, Eduardo Jorge, sinalizou para a conscientização da população. “Percebo uma grande evolução das pessoas. É cada vez maior o envolvimento das pessoas com questões ligadas ao meio ambiente”, disse.
Para saber mais informações sobre o livro com os resultados do EIMA-8, basta acessar o site www.eima8.org.
(15/3/2012 – 13h36)