Iniciada há 20 anos, a história do Prêmio Master Imobiliário ocorre em consonância com um período de importantes e relevantes mudanças na política econômica do Brasil e no setor imobiliário propriamente dito. Há duas décadas, o Brasil vivia uma grande instabilidade econômica. Era impensável, até então, considerar financiamentos de imóveis de longo prazo. Com a chegada do Plano Real, em 1994, os tempos ruins pareciam dar sinais de ficar para trás. A estabilização da moeda foi o primeiro passo para o avanço do crédito imobiliário no País, pois permitiu que a população pudesse planejar o futuro.

Foi nesta época que surgiu o Prêmio Master Imobiliário, que nestes 20 anos vem contribuindo para divulgar o que ocorre de excelente no mercado brasileiro para o restante do País e para o mundo. O bom desempenho do nosso mercado tem atraído cada vez mais o interesse de representantes do mundo todo. Ano a ano temos recebido, com frequência cada vez maior, a visita de investidores e representantes internacionais que acompanham a premiação e conferem as oportunidades de negócios que o País oferece, levando os temas e conceitos mais interessantes aos seus mercados de origem e trazendo grandes ideias que podem ser tropicalizadas e aplicadas em solos brasileiros.

Essa troca de experiências e informações melhora o conceito do mercado imobiliário do Brasil no exterior e é um grande serviço ao setor como um todo e à população. O destaque que o País conseguiu nos últimos anos no Prix d’Excellence, importante prêmio da Fiabci Mundial, também atesta isso. Competindo com empreendimentos ícones mundo afora, os cases brasileiros foram contemplados em diversas ocasiões. Na última edição, em 2014, o Brasil conquistou, pela primeira vez, dois primeiros lugares, reforçando sua importante atuação no mercado internacional.

A qualidade dos projetos inscritos torna cada vez mais árdua a tarefa do júri e enfatiza a pujança do nosso setor. De norte a sul deste País, vemos profissionais competentes, criativos e referências perante o restante do Brasil e do mundo, o que corrobora a missão da Fiabci/Brasil de contribuir para a expansão nacional do mercado. Este ano, a experiência e a competência dos 19 cases vencedores e do ganhador do prêmio hors-concours, que identificaram necessidades locais e contribuíram para que o desenvolvimento do mercado acontecesse de forma mais rápida e sustentável em todo o Brasil, demonstram que estamos no caminho certo.

Os vencedores do Master 2014 são exemplos que devem ser seguidos e são a mostra de que, apesar dos desafios e das amarras burocráticas, o mercado imobiliário brasileiro continua em destaque e em constante inovação, colaborando, ano a ano, com o desenvolvimento da economia e da sociedade.