Pré-requisitos:
Ter conhecimentos básicos de operação de planilha eletrônica Excel e trazer notebook com este software instalado para uma aula prática de análise econômica e financeira.
Competência:
Ao final deste curso, o participante terá adquirido conhecimentos gerais sobre a atividade de incorporação imobiliária, de acordo com os temas descritos no programa abaixo.
Programa e ementas:
Aula 1 – Introdução a atividade de incorporação imobiliária – Ely Wertheim
- Visão geral de um empreendimento imobiliário.
Aula 2 – Prospecção, aquisição de terrenos – Ricardo Pereira Leite e Carlos Fiorini
- Estudo da vocação do terreno;
- Análise preliminar da Legislação Urbana (restrições e potenciais);
- Análise do terreno (infraestrutura, topografia, solo, contaminação/lençol freático, documentação);
- Estudo das exigências e restrições dos órgãos públicos envolvidos (zoneamento, uso e ocupação do solo, enquadramento em Operação Urbana e Outorga, exigências em outras instâncias etc);
- Pesquisa de mercado e Estudo da vocação do terreno;
- Estudos de arquitetura;
- Aspectos da negociação com proprietários;
- Formas de Pagamento: dinheiro ou permutas.
Aula 3, 4 e 5 – Construção do empreendimento – Carlos Alberto Borges
- Contratos de Serviços
- Contratação da construtora;
- Desenvolvimento de projetos técnicos;
- Contratação de empreiteiros e fornecedores diversos;
- Montagem do canteiro de obras.
- Acompanhamento da obra
- Acompanhamento da obra (previsto x realizado);
- Revisão de projetos em razão de imposições técnicas;
- Contratação de empreiteiros e fornecedores diversos;
- Regularização da construção com vistas ao “habite-se”;
- Elaboração do orçamento da obra;
- Cronograma físico financeiro.
- Finalização e entrega do empreendimento
- Emissão de certidões necessárias ao “habite-se”;
- Vistorias pelos órgãos públicos;
- Emissão de alvarás diversos;
- Vistoria pelos adquirentes;
- Entrega das chaves;
- Assembleia de instalação do condomínio.
Aulas 6 e 7 – Fontes de Financiamento – Celso Petrucci
- Fontes Alternativas de Recursos;
- Negociação e contratação de agente financeiro;
- Montagem e assinatura dos processos de financiamento.
Aulas 8, 9 e 10 – Zoneamento de São Paulo – Maria Helena Fakhany e Silvia Helena Lima
- Evolução histórica
- Conceitos norteadores do Plano Diretor Estratégico e da Lei de Zoneamento de São Paulo
- Zonas e categorias de uso
- Parâmetros urbanísticos
- Quota ambiental
- Retrofit e reforma / Código de Obras
- Áreas de interesse social
- Exemplos práticos de busca
- Estudo de viabilidade técnico-legal e estimativa de áreas de projeto
Aula 11 – Sustentabilidade no Setor Imobiliário – Clarice Degani
- Conceitos de sustentabilidade
- Problemas socioambientais e econômicos no planeta e no desenvolvimento imobiliário
- Possíveis soluções para um desenvolvimento imobiliário sustentável
- Exemplos de ações e desenvolvimentos imobiliários sustentáveis
Aulas 12 e 13 – Direito imobiliário – Olivar Vitale
- Análise jurídica dos terrenos ofertados;
- Montagem jurídica do Memorial de Incorporação;
- Registro do Memorial;
- Contratos de venda e compra;
- Elaboração e registro da Convenção de Condomínio;
- Montagem jurídica de uma SPE.
Aulas 14 e 15 – Lançamento e comercialização – Gonzalo Fernandez
- Definição da campanha e dos materiais de marketing;
- Definição da campanha publicitária;
- Treinamento da equipe de vendas;
- Abertura do processo de comercialização.
Aulas 16 e 17 – Análise Econômica de Empreendimentos Imobiliários – Hamilton Leite Jr.
- Composição do VGV, dos custos e despesas do empreendimento (obra, propaganda e marketing, juros, administração da incorporação, jurídicas, administrativas da SPE, impostos, corretagem, outorga etc);
- Conceitos básicos dos principais indicadores econômicos e financeiros utilizados nas análises de empreendimentos imobiliários (Valor Presente Líquido, Taxa interna de Retorno- TIR, Pay-Back, Margem Estática, Investimentos, Retornos, Fluxo de Caixa, etc.);
- Exercícios práticos de análise econômica e financeira de incorporações imobiliárias em planilha Excel fornecida pelo docente.
Estratégias de Aprendizagem:
Foram organizadas como estratégias várias situações ativas de aprendizagem que possibilitarão ao participante trocar constantemente de ideias e dividir com os docentes as experiências de cada um. Serão utilizadas proposições de problemas, discussões em grupo, enriquecidas com exemplos reais trazidos pelos docentes.
Avaliação de Aprendizagem:
Será aplicada uma avaliação (prova) ao final do curso.
Perfil dos Docentes
Carlos Alberto Borges
Engenheiro Civil pela Faculdade de Engenharia da Fundação Armando Álvares Penteado; Diretor Técnico da Construtora TARJAB desde 1983; Pós-Graduado em Administração da Fundação Getúlio Vargas; MBA em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing; Mestre em Engenharia pela Escola Politécnica – USP; Vice-Presidente de Tecnologia e Qualidade do Secovi.
Carlos Henrique Fiorini da Silva
Graduado em Engenharia Civil pela UNIP – São Paulo/SP, com mais de 20 anos de experiência na área de prospecção/aquisição de terrenos para Incorporação Imobiliária, atuando em grandes empresas do Setor, como Tecnisa, Schahin, Cyrela, VBI Real Estate e atualmente como Diretor de Novos Negócios na BRcorp Empreendimentos Imobiliários.
Celso Petrucci
Economista pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado – FECAP – 1980; Iniciou as atividades no crédito imobiliário em 1976 na Diretoria de Programas Habitacionais da Nossa Caixa/Nosso Banco; Sócio das empresas Petrucci Imóveis Ltda e SScore – Gerenciamento de Risco de Crédito S/A; Iniciou as atividades sindicais no Secovi-SP – em 1983, atualmente é Economista-Chefe e Executivo da Vice Presidência de Incorporação e Terrenos Urbanos; Representa o Secovi-SP em grupos de trabalho junto à Caixa Econômica Federal, Banco Central, Ministérios, Abecip e Anbima. Foi representante técnico e Conselheiro Suplente do Conselho Curador do FGTS – 2001 a 2005; Conselheiro Suplente e Titular do Conselho Curador do FGTS pela Confederação Nacional do Comércio – 2005 a 2011; Representante do Secovi-SP e da CBIC na negociação da Lei 10.931/04 Patrimônio de Afetação; Eleito para presidir a CII-Comissão da Indústria Imobiliária da CBIC na gestão 2017/2010.
Clarice Degani
Engenheira Civil, Mestre e Doutora em Tecnologia e Gestão da Produção pela Escola Politécnica da USP, participou da equipe técnica para experimentação da certificação ambiental francesa NF Bâtiments Tertiaires Démarche HQE pelo CSTB na França, foi assessora técnica da vice-presidência de tecnologia e sustentabilidade do SECOVI-SP por sete anos, membro do conselho e sócia curadora do CBCS – Conselho Brasileiro de Construção Sustentável. Atualmente é consultora para desempenho e sustentabilidade em organizações e em empreendimentos imobiliários, abrangendo as fases de projeto, obras, operação e manutenção, é auditora da Fundação Vanzolini para o processo AQUA de certificação ambiental de edifícios e é docente em disciplinas dos cursos MBA Gerenciamento de Facilidades e MBA Tecnologia da Gestão da Produção, ambos na FDTE POLI/USP.
Ely Wertheim
Formado em Administração de Empresas pela PUC-SP; Curso de matemática financeira pela FGV; Diretor da Luciano Wertheim Empreendimentos Imobiliários (empresa fundada em 1950); foi Vice-Presidente de Incorporação e Terrenos Urbanos do Secovi-SP de 2007 a 2012; Coordenador de Projetos Especiais do Secovi-SP; Membro da Vice-Presidência de Incorporação e Terrenos Urbanos e membro nato do conselho consultivo do Secovi-SP.
Gonzalo Fernandez
Uruguaio, Formado em Administração de Empresas pela FAAP, e pós-graduado em Negócios Imobiliários, presidente da empresa Fernandez Mera Negócios Imobiliários desde 2008. É Diretor Adjunto da Fiabci Brasil.
Hamilton de França Leite Jr
Administrador de Empresas – FAAP (1991); Pós Graduado em Gerenc. de Empresas de Construção Civil – Poli/USP; Pós Graduado em Negócios Imobiliários – FAAP/SECOVI; Mestre em Engenharia Civil e Urbana – Poli/USP; CEO da Casoi Desenvolvimento Imobiliário (1991-2017); Executivo da Universidade Secovi-SP (desde 2017); Pró-reitor da Universidade Secovi-SP (2016-2017); Vice Presidente de Sustentabilidade do Secovi-SP (2016-2017); Diretor da FIABCI Brasil;
Membro do Conselho do Fundo Paulista de HIS (2010-2013); Membro do Conselho Municipal de Habitação de São Paulo (2009-2012; 2014-2016); Docente no MBA in Real Estate na ESPM e em pós-graduação na Arquitetura da Universidade Mackenzie; Vice Presidente da Coalizão de Padrões Éticos Internacionais para o setor imobiliário (www.ies-coalition.org); Membro do Conselho do CBCS (www.cbcs.org.br); Membro do Conselho do ITDP (www.itdpbrasil.org.br); Vice-Presidente da LARES (www.lares.org.br). Artigos e apresentações: www.hamiltonleite.com.br
Luiz Ricardo Pereira Leite
Graduado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, com especialização em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas; ex-Secretário da Habitação da Gestão Gilberto Kassab; ex-diretor comercial e social da COHAB/SP. Trabalhou também na iniciativa privada como sócio-diretor da Titano Engenharia. Foi diretor de Novos Negócios da Tecnisa Engenharia e Comércio.
Maria Helena Fakhany
Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie – São Paulo/SP; especialista em legislação municipal, com experiência de 40 anos na área de aprovação de projetos na PMSP; membro da Comissão Técnica de Legislação Urbanística (CTLU); sócia-proprietária da H2 Arquitetura Ltda.; consultoria e assessoria na área de projeto legal; elaboração de projeto legal; elaboração de estudo de viabilidade técnico-legal; treinamentos através de workshops sobre a aplicação da legislação de Uso e Ocupação do Solo do município de São Paulo e demais dispositivos legais relacionados.
Olivar Lorena Vitale Junior
Relacionado na área de Real Estate como advogado em destaque no Brasil pela “CHAMBERS LATIN AMERICA – Latin America´s Leading Lawyers for Business Edição de 2012, 2013 e 2014 (The Client´s Guide)”; Conselheiro Jurídico do Secovi-SP; Conselheiro Jurídico do SindusCon-SP; Professor e Coordenador Pedagógico do Curso de “Especialização em Direito Imobiliário Empresarial”, da Universidade Secovi; Professor e Coordenador do Curso de MBA de Gestão em Negócios Imobiliários, da ESPM/Universidade Secovi; Professor na disciplina de Aspectos Comerciais e Legislação na Construção Civil, no curso de Especialização/MBA da POLI-USP; Membro Associado da MDDI – Mesa de Debates de Direito Imobiliário.
Silvia Helena Alliegro de Lima – Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie – São Paulo/SP; Sócia Proprietária da H2 Arquitetura Ltda.; consultoria e assessoria na área de projeto legal junto à Prefeitura do Município de São Paulo. Elaboração de projeto legal. Elaboração de estudo de viabilidade técnico legal. Treinamentos através de workshops sobre a aplicação da legislação de uso e ocupação do solo do município de São Paulo e demais dispositivos legais relacionados.
Certificado:
Serão fornecidos certificados (diplomas) aos alunos que forem aprovados na avaliação com média acima de 5,0 e que tiverem frequência mínima de 75% ao final do curso.
Carga horária: 51 horas
Informações Importantes:
1) Os pagamentos parcelados só serão aceitos desde que a última parcela seja quitada até o penúltimo dia do curso.
2) Em casos de cancelamento ou adiamento do curso:
O curso poderá ser cancelado ou adiado por falta de quórum, com até 24 horas de antecedência da data prevista para seu início;
– Na hipótese de cancelamento, serão devolvidos 100% do valor pago, por meio de depósito em conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE, correspondente a PESSOA FÍSICA ou PESSOA JURÍDICA apontada na ficha de inscrição como responsável pelo pagamento, em até 20 (vinte) dias úteis após indicação dos dados bancários;
– Na hipótese de adiamento, serão devolvidos, MEDIANTE REQUERIMENTO do PARTICIPANTE endereçado ao e-mail da universidade@secovi.com.br, 100% do valor pago, também por meio de depósito em conta bancária indicada por ele, em até 20 (vinte) dias úteis após indicação dos dados bancários;
– O reembolso em ambos os casos será feito única e exclusivamente em nome de quem efetuou o pagamento.
3) Inclui material didático fornecido pelos docentes (disponibilizado online na área do aluno), coffee-break e certificado da Universidade Secovi.
4) A Universidade reserva-se o direito de alterar as datas, horários ou mesmo cancelar programas, dependendo do número de interessados.