parceriaClaudio Bernardes, presidente do Conselho Consultivo do Secovi-SP, está em Quito, no Equador, participando da Conferência Habitat III. Ontem, 17/10, ele representou a entidade em mesa de debates com Gyuri Sumeghy, do Habitat for Humanity International, e David Wluka, da National Association of Realtors (NAR).

Na sessão de debates, os palestrantes falaram das parcerias de sucesso entre agentes públicos e privados. Eles apresentaram alguns modelos práticos, e em funcionamento, que resultaram da junção de recursos financeiros públicos e privados, voltados à aplicação e ao atendimento de prioridades sociais, por meio de colaboração ativa entre todas as partes interessadas.

De acordo com Bernardes, foram apresentados os principais elementos que conferem sucesso às PPPs (Parcerias Público-Privada) e como algumas barreiras foram superadas para que esse modelo contribuísse com o desenvolvimento comunitário, a fim de tornar as cidades mais equitativas e habitáveis.

“Mantivemos o foco na aplicação prática das PPPs, e na maneira com que elas contribuem para a inclusão social e a movimentação econômica”, explicou Bernardes.

Os debatedores apresentaram, ainda, suas perspectivas de desenvolvimento da sociedade civil, do setor privado, dos governos locais e das pessoas que formam as cidades e comunidades.

Claudio Bernardes coordena a redação de relatório sobre Políticas Urbanas Nacionais, um dos 10 relatórios que serão apresentados nesta edição do Habitat III. Ele foi indicado em 2015, durante reunião do Comitê de Coordenação do World Urban Campaign das Nações Unidas, do qual o Secovi-SP é membro, que aconteceu em Nova York.