Até sexta-feira, 23/5, as atenções da indústria da construção civil e imobiliária do País estarão voltadas para Goiânia. Na capital de Goiás está acontecendo o 86 Enic (Encontro Nacional da Indústria da Construção), realizado pela CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) e pelo Sinduscon-GO.

A abertura do evento, ocorrida na noite de 21/5, no Centro de Convenções de Goiânia, reuniu mais de 1.500 pessoas, em cerimônia que mesclou prestação de contas, propostas para o futuro e muita emoção.

O presidente da CBIC, Paulo Safady Simão, não conteve as lágrimas ao se despedir do cargo que exerceu por 11 anos. Em tom de brincadeira, citou Dadá Maravilha, jogador emblemático do Clube Atlético Mineiro, que, quando assumiu a presidência da Câmara, em 2003, prometeu: “Eu procurarei dar o melhor de si”.

A competência de Safady Simão no cargo foi ressaltada pelo presidente do Sinduscon-GO, Carlos Alberto de Paula Moura Jr, pelo governador do Estado, Marconi Perillo, e pela presidente Dilma Rousseff. O dirigente, que passa o cargo em junho para José Carlos Martins, eleito no início deste ano para a presidência da CBIC, ressaltou a maior conquista do setor junto ao governo: a criação do programa Minha Casa, Minha Vida, que este ano cumpre a meta de contratar mais de 3 milhões de moradias. “Não é possível pensar no desenvolvimento do País deixando de fora a construção civil”, lembrou Safady Simão, que aproveitou a oportunidade para anunciar sua candidatura à Câmara Federal nas próximas eleições.

Bons amigos – O governador do Estado de Goiás, Marconi Perillo, enfatizou o “espírito republicano” da presidente Dilma Rousseff e enumerou as obras concluídas e que estão em andamento com apoio e recursos do governo federal.

Perillo disse que conseguiram reduzir em 37% a dívida do Estado de Goiás junto à federação, “resultado do esforço no sentido de crescer acima da média”. De acordo com o governador, dois programas mudaram a geografia do Estado: o Pronatec e o Minha Casa, Minha Vida. “Eles contribuíram para elevar o nosso PIB para mais de R$ 130 bilhões”, comemorou.

Medo, medo – Carlos Alberto de Paula Moura Jr., presidente do Sinduscon-GO, falou que é grande a preocupação do setor com a queda da confiança do empresário na economia. “Precisamos de clareza, transparência e segurança jurídica”.

Moura Jr. não se limitou a esses pedidos. O dirigente enfatizou a importância de manter o Programa Minha Casa, Minha Vida funcionando e diminuir a burocracia e o custo da máquina pública.

Nova fase – A presidente da República Dilma Rousseff anunciou que, dia 29/5, será lançado a terceira fase do programa Minha Casa, Minha Vida. “Essa definição é necessária para que os empresários elaborem seus planos de investimentos”, enfatizou.

O visível abatimento da presidente, em razão de um forte resfriado, não a impediu de falar por 50 minutos. Em seu discurso, ela apresentou os números do Minha Casa, Minha vida, os investimentos em infraestrutura, um panorama da economia nacional, da inflação e da educação. “Importante ver todos os avanços deste País. O Brasil tem conquistas sólidas. Atingimos a meta do programa habitacional, porque a riqueza se expressa com o acesso da população à casa própria.”

Dilma Rousssef disse que o maior desafio para os próximos anos é proporcionar educação de qualidade em todos os níveis, a fim de estimular o desenvolvimento pessoal e coletivo. “É a economia do conhecimento”, enfatizou.

Responsabilidade Social – Maria Helena Mauad, presidente do Fórum de Ação Social e Cidadania da CBIC – e também presidente do Ampliar, programa de formação educacional de jovens e adolescentes em situação de risco social –, ao lado de Dilma Rousseff e Paulo Simão, entregou os prêmios aos vencedores da edição 2014 do Prêmio CBIC de Responsabilidade Social.

Os premiados foram: na categoria Empresa, Dinâmica Engenharia, com o Projeto Família Mais Dinâmica; C.Rolim Engenharia, com Mutirão do Bem; o Destaque Social foi para o Seconci Joinville; e na categoria Trabalhador Modelo o ganhador foi Paulo Castro Silva dos Santos.

Dentre as inúmeras autoridades presentes, ministro das Cidades, Gilberto Occhi; secretária Nacional de Habitação, Inês Magalhães; presidente da Caixa, Jorge Hereda; presidente da Fieg (Federação das Indústrias do Estado de Goiás), Pedro Alves de Oliveira; presidente da Ademi-GO; Ilézio Inácio Ferreira, vice-governador, José Eliton (PP); prefeito Paulo Garcia (PT); presidente da Câmara Municipal de Goiânia, Clécio Alves (PMDB).