Empresário alertou sobre as mudanças no perfil das famílias, no envelhecimento da população e na necessidade de novas soluções para atender as reais demandas dos consumidores
O último painel do primeiro dia do Enacon, “Talk Show – Empreender é Transformar”, foi conduzido por Alexandre Frankel, CEO e fundador da HOUSi. Ele compartilhou sua trajetória no setor imobiliário e apresentou reflexões sobre os rumos do mercado, abordando inovação, novas formas de moradia e a importância de repensar o modelo atual de empreendimentos.
“Meu grande propósito de vida é reinventar a moradia. Acredito que é possível impactar positivamente o mundo”, afirmou. Corretor de imóveis desde os 14 anos, Frankel fundou a Vitacon e depois criou a HOUSi, plataforma digital com mais de 270 mil apartamentos cadastrados em 200 cidades. “Sempre fui movido pelo desejo de transformar a experiência habitacional”, disse.
Durante sua fala, o empresário destacou a importância de plataformas digitais multifuncionais no setor imobiliário. “As empresas que vão vencer no novo mercado são aquelas que geram tempo e praticidade”, ressaltou. Ele comparou a transformação dos edifícios aos smartphones. “Assim como o celular deixou de ser só um telefone, os prédios precisam deixar de ser apenas estruturas físicas para se tornarem centros de conveniência.”
Frankel também abordou as mudanças no perfil das famílias e o crescimento de residências unipessoais. “A queda no número de habitantes por domicílio e o envelhecimento da população exigem novas soluções”, explicou, apontando o mercado residencial voltado à terceira idade como a próxima grande tendência. “Estamos falando de um público que vai ultrapassar 70 milhões de pessoas em poucas décadas, responsável por mais de R$ 2 trilhões de consumo por ano”, destacou.
Por fim, defendeu o uso de dados para entender demandas reais dos consumidores e projetar empreendimentos mais aderentes às necessidades do mercado. “Hoje, conseguimos medir quanto cada facilidade agrega em valor de venda ou locação de um imóvel”, exemplificou. E concluiu: “Ao invés de vender metro quadrado, precisamos vender tempo quadrado para aquilo que realmente importa”.
O Encontro Nacional das Administradoras de Condomínios tem patrocínio de Atlas Schindler, Grupo Souza Lima, Superlógica, Cosecurity, Haganá, Ultragaz, Aibnb, Atala Engenharia, Buybye, Condolivre, Group Software, Matrix Energia, Power2go, 5àsec, Bayit, DeltaOmega, Omo Lavanderia, Porter, RS Serviços, SFrazão Leilões Oficiais, Vila Velha Corretora de Seguros, Júpiter Desentupidora, Modulocker, Onde Pouso, Sicoob Imobi.vc, Grupo Z.A., Urano Drone Wash e Zuk. Apoio: Eletromidia. Media Partners: Direcional Condomínios e Sindiconet.