Sustentabilidade e reciclagem de óleo foram os temas abordados na edição de 2011 do Encontro Secovi de Síndicos e Administradoras de Condomínios de Rio Preto e Região, tradicional evento anual que aconteceu justamente no Dia do Síndico, 30/11.

A palestra foi ministrada por Célia Marcondes, presidente da Ecóleo (Associação Brasileira para Sensibilização, Coleta e Reciclagem de Resíduos de Óleo Comestível). Ela destacou a importância e necessidade da conscientização ambiental. “Os recursos naturais são limitados e, para manter o consumo que temos hoje, seriam necessários três planetas como o nosso”, afirmou.

Para Célia, o óleo de cozinha é um dos principais responsáveis pela poluição do meio ambiente. “Quando ele é jogado no lixo ou na pia, polui rios, córregos, riachos e o solo”. Mas os danos não são apenas ambientais. “O óleo pode, ainda, entupir os canos de residências, condomínios e da própria rede de esgotos.”

Atualmente são consumidos cerca de 3 milhões de litros de óleos vegetais por ano no Brasil, e metade desta quantia é descartada incorretamente. “Rio Preto, por exemplo, tem cerca de 400 mil habitantes, o que deve gerar um volume de óleo para reciclagem de cerca de 40 mil litros/mês. No entanto, as cooperativas da cidade só recebem 2 mil litros por nesse período”, contou a especialista.

A presidente da Ecoleo falou, ainda, sobre as vantagens do óleo reciclado, utilizado para produzir biodiesel, ração animal, tintas e vernizes, sabão, cosméticos, velas, entre outros. “Além disso, a iniciativa propicia a criação de novos postos de trabalho e renda”, disse.

Joaquim Ribeiro, diretor geral do Sindicato em Rio Preto, ressaltou a importância da realização de eventos como foi o encontro. “Hoje a sustentabilidade é fundamental e o Secovi-SP precisa ser um dos multiplicadores deste tema para defender o meio ambiente”, comentou.