Asmodalidades de garantias locatícias, suas vantagens e desvantagens, alémdas mudanças trazidas pela nova Lei do Inquilinato foram os temastratados no Encontro PQE ? Enfoque Prático e Legal das GarantiasLocatícias, que aconteceu na sede do Secovi-SP nesta segunda-feira,4/10.

Para iniciar, Hilton Pecorari Baptista, Diretorde Locação do Secovi-SP, explicou as formas de garantia locatícia, osprós e contras de cada uma. Entre elas estão: fiador, seguro fiança,caução em dinheiro, em bens imóveis e em títulos de capitalização. ?Valelembrar que nenhuma garantia é desprezível ou 100% segura. Todo negóciotem risco?, afirma.

Hoje a forma mais comum de garantialocatícia ainda é com uso de fiador. Luiz Fernando Gambi, coordenadorgeral do PQE e mediador do evento, alertou para cuidados que devem sertomados pela imobiliária. ?É ideal fazer uma análise periódica dofiador, a cada seis meses, por exemplo, para ter certeza de que nada deerrado aconteceu, como a transferência de bens para familiares?.

Em seguida, Jaques Bushatsky, diretor de Legislação doInquilinato do Secovi-SP, falou sobre as mudanças que a nova lei doInquilinato trouxeram para o setor. ?Agora é possível realizar contratoscom menos burocracia, mas com possibilidade de despejo com liminar?,conta.

Ainda sobre o assunto, Bushatsky deixou apergunta para a reflexão dos participantes: ?Vale a pena demorar paraalugar com a exigência de garantias ou alugar rapidamente sem garantias,mas com direito a despejo ágil??.

Para explicar umpouco mais sobre seguro fiança, o evento contou ainda com o convidadoLuiz Carlos Henrique, gerente da Porto Seguro. Trata-se de umamodalidade que substitui a necessidade de fiador ou caução e garante aoproprietário o recebimento das mensalidades, por meio de uma seguradora.?Esta empresa tem direito de despejar o inquilino e de negativá-loquando há inadimplência?, conta.

O encontro, destinadoa empresários, gerentes de locação e diretores de administradores deimóveis, aconteceu de forma dinâmica e interativa, por meio de perguntase respostas entre a platéia e os palestrantes.