Realizado ontem, 12/3, o Encontro Secovi do Mercado Imobiliário de Bauru e Região reuniu cerca de 250 empresários do segmento no Buffet Márcia &Marô. O evento permitiu uma reflexão sobre o atual cenário do setor e contou com a presença de Joaquim Ribeiro, presidente da Fenaci (Federação Nacional dos Corretores de Imóveis).
Natural de São José do Rio Preto, Ribeiro é corretor de imóveis desde 1978, já foi presidente do Sciesp (Sindicato dos Corretores de Imóveis de São Paulo), presidente e fundador da ABMI (Associação Brasileira do Mercado Imobiliário) e ajudou a fundar, em 1986, a Fenaci, entidade que preside desde o início de 2013. Sediada em Brasília, a federação coordena as atividades de 26 sindicatos de corretores de imóveis no País, que representam cerca de 300 mil profissionais em todo o Brasil.
Joaquim Ribeiro ministrou palestra sobre recentes medidas que beneficiaram os profissionais do setor imobiliário, como a Lei do Corretor Associado e a ampliação do acesso ao Simples Nacional, que passou a permitir a entrada de corretores de imóveis.
A primeira permite que o corretor se associe às imobiliárias sem que sejam caracterizados vínculos empregatício ou previdenciário, o que garante sua autonomia profissional. Já a possibilidade de optar pelo sistema simplificado de tributação foi comemorada como uma grande vitória da categoria e promete reduzir a carga de impostos para as empresas do setor.
“O mercado estava esperando ansiosamente por essas novas medidas. A Lei do Corretor Associado garante a liberdade e a assistência sindical ao trabalhador. O Simples Nacional também traz uma grande vantagem ao corretor”, disse. Ao fim da apresentação, Ribeiro respondeu, por 40 minutos, as dúvidas e perguntas da grande plateia que compareceu para prestigiar a palestra.
Além de apresentar um panorama do novo quadro de relações trabalhistas e tributárias do setor, o evento permitiu uma análise mais aprofundada sobre o momento do mercado imobiliário local. “Nossas últimas pesquisas mostram a força de Bauru, cujo desempenho na área imobiliária vem descolando da atual conjuntura econômica do País”, comentou o vice-presidente do Interior do Secovi-SP, Flavio Amary, também presente ao evento.
“Foi uma excelente oportunidade para trocar experiências, fortalecer o networking e, principalmente, projetar como será o ano de 2015 para o setor. Sem dúvidas, o mercado deve oferecer excelentes oportunidades de investimentos”, afirmou Riad Elia Said, diretor da Regional Bauru do Secovi-SP.
]]>