No evento realizado na última quarta-feira (29), foram discutidos temas como impactos econômicos e sociais dos novos bairros planejados da cidade, além de tendências de mercado
Representantes de três empresas do segmento imobiliário de Campinas debateram sobre o futuro das novas centralidades urbanas em evento realizado nesta quarta-feira (29), em Campinas. O evento realizado pela Regional do Secovi-SP em Campinas reuniu profissionais, investidores e representantes do setor público para debater como os bairros planejados e os novos polos urbanos estão moldando o desenvolvimento da cidade.
O encontro foi coordenado pela diretora da Regional do Secovi-SP em Campinas Kelma Camargo, que destacou o potencial do mercado imobiliário de Campinas. “A cidade vive um ótimo momento com o mercado mais aquecido do Estado, ultrapassando em número de vendas e lançamentos a Região Metropolitana de São Paulo. Neste cenário, é um dos únicos municípios de São Paulo a ter estrutura para comportar três novas centralidades urbanas de uma só vez”, afirmou a diretora.
A programação incluiu a apresentação de três cases de destaque que representam o novo momento do mercado campineiro: o Alphaville Dom Pedro Zero, modelo consolidado que combina segurança e lazer de alto padrão em um bairro planejado; o Órigo, projeto voltado à sustentabilidade e ao bem-estar, com certificação Fitwel Community, que reforça o compromisso com saúde e qualidade de vida; e o Casa Figueira (Projeto Iguatemi), empreendimento de uso misto que propõe uma integração inédita entre moradia, trabalho e lazer.
O vice-presidente do interior do Secovi-SP, Frederico Marcondes Cesar, ressaltou a força da economia no interior do Estado. “O PIB do interior supera o de Estados como Minas Gerais e Rio de Janeiro juntos, o que mostra o potencial da região também no mercado imobiliário. Portanto, é muito importante que o setor se reúna e discuta o futuro do morar e trabalhar nessas cidades, que estão mais do que preparadas para receber a construção de bairros planejados de todo e qualquer porte”, destacou.
A arquiteta e urbanista Carina Cury, que é diretora de Assuntos Legislativos e Urbanismo Metropolitano da Regional Secovi-SP em Campinas, falou da importância dos bairros planejados que definem um novo modo de viver e trabalhar na cidade. “A ideia destes projetos é fazer com que as pessoas não precisem se deslocar para grandes distâncias e possam ter tudo o que precisam ao seu alcance. E, principalmente, são empreendimentos que necessitam muito da contribuição do Poder Público para a construção de planos urbanísticos qualificados, que tragam segurança jurídica para que os investidores do mercado imobiliário viabilizem esses projetos”, explica Carina.
O encontro contou com a participação do vice-prefeito e prefeito em exercício Wanderley de Almeida, além dos secretários Marcelo Coluccini (Planejamento e Desenvolvimento Urbano), Carolina Baracat (Urbanismo) e do presidente da Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas), Vinicius Riverete.