Pré–requisito: Formação citada acima.
Competência
Preparar os participantes para:
1-Realizar análises relacionadas à documentação do terreno e de seus proprietários; aos usos e aproveitamentos permitidos, de acordo com o zoneamento atual da cidade de São Paulo; aos contratos e opções de compra e venda ou permuta; e aos aspectos econômicos e financeiros de empreendimento imobiliário;
2-Compreender as linhas e formas de financiamento existentes para as empresas incorporadoras e para os compradores de imóveis;
3-Realizar negociações eficazes de aquisição de terrenos para incorporação imobiliária.
Ementas
- Ética/visão geral da atividade
- Jurídico
- Aplicação prática da Lei de Zoneamento
- Negociação
- Cases
- Viabilidade econômica (mercado e recursos) e viabilidade econômico-financeira
- Incorporação imobiliária
- Intermediação
- Permuta
- Compra e venda
- Due diligence
Programa
Módulo 1 – Jurídico
Carga horária: 9 horas
Data: 11/09, 18/09, e 25/09
Aula 1 – Flávio Prando/Cássia Castro
- Visão global da atividade
- Estudo da vocação do terreno
- Aspectos da negociação com proprietários
- Formas de pagamento: dinheiro, permutas (no local, fora do local, financeira) ou misto
- Análise do terreno: infraestrutura, topografia, solo, contaminação/lençol freático, documentação
- Pesquisa de mercado e estudo da vocação do terreno
- Cronograma da venda e compra de um terreno
- Comissionamento do intermediador
Aulas 2 e 3 – Olivar Vitale
- Análise jurídica dos terrenos ofertados
- Minutas particulares e escritura pública
- Resolutivas (parte técnica e jurídica)
- Inquilinos
- Documentação
- Licenciamentos
Módulo 2 – Arquitetura
Carga horária: 6 horas
Datas: 02 e 09/10/2018
Aulas 1 e 2 – Luiz Frederico Rangel de Freitas
- O desenvolvimento das cidades e as políticas urbanas
- Fundamentos legais
- O Estatuto da Cidade
- Planos diretores
- Leis de uso, parcelamento e ocupação do solo
- Códigos de obras
- Instâncias
- Federal
- Estadual
- Municipal
- Conceitos e parâmetros urbanísticos
- Potencial construtivo
- Coeficiente de aproveitamento
- Taxa de ocupação
- Recuos obrigatórios
- Gabaritos de altura
- Taxa de permeabilidade
- Quota ambiental
- Usos do solo
- Residenciais
- Unifamiliares
- Multifamiliares (conjuntos horizontalizados e verticalizados)
- Não residenciais
- Comerciais
- Industriais
- Institucionais (educação, saúde, edifícios públicos)
- De infraestrutura (usinas, estações de tratamento, antenas, reservatórios etc.)
- De uso controlado (parques, aeroportos, terminais, cemitérios etc.)
- Situações especiais
- Intervenções e operações urbanas
- Estoques e formas de outorgas onerosas
- Mitigações e contrapartidas
- Preservações culturais e ambientais
- Transferências de potencial construtivo
- Roteiro de informações do imóvel
Módulo 3 – Viabilidade econômico-financeira
Carga horária: 9 horas
Datas: 16/10, 23/10 e 30/10/2018
Aula 1 – Celso Petrucci
- Apresentação do mercado imobiliário e sua demanda
- Análise de indicadores econômicos atrelados ao mercado imobiliário
- Crédito imobiliário
- Tipos de crédito
- Programa Minha Casa Minha Vida
- SBPE
Aulas 2 e 3 – Hamilton de França Leite Jr.
- Conceitos de indicadores econômicos
- Composição do VGV, dos custos e despesas do empreendimento (obra, propaganda e marketing, juros, administração da incorporação, jurídicas, administrativas da SPE, impostos, corretagem, outorga, etc)
- Conceitos financeiros básicos (VP, VF, TIR, Pay-Back, Margem Estática, Investimentos, Retornos, Fluxo de Caixa etc.)
- Estudo do grau de exposição ao risco
- Elaboração de planilha modelo em Excel para análise de qualidade de indicadores econômico-financeiros de empreendimentos imobiliários e simulações de cenários
Módulo 4 – Negociação/cases
Carga horária: 9 horas
Datas: 06/11, 13/11 (não será transmitida) e 27/11/2018.
Aulas 1 José Ricardo Noronha
- Teoria e prática de negociação ganha-ganha
- Negociação aplicada ao negócio
Aulas 2 José Ricardo Noronha (não será transmitida)
- Informações de mercado
- Estudo de caso da Universidade de Harvard
Aulas 3 – Cássia Castro
- Abordagem e negociação
- Desenvolvimento da condição comercial (espécie, permuta e mista) e jurídica
- Validação do cronograma de aquisição de um terreno
- Fechamento de propostas/minutas de venda e compra
- Apresentação de pesquisa de mercado com informações de lançamentos (produto, tipologia, VGV, valor e performance de vendas etc.) por região
- Cases práticos de formatação de terrenos por incorporadoras
Avaliação da aprendizagem
Avaliação no fim do curso.
*Perfil dos docentes
Cássia Castro – Graduada em Administração de Empresas pela FAAP. Pós-graduação em Negócios Imobiliários pela FAAP. Leader Training Arita Treinamentos. Pós-graduação International Business pela Harvard University. Sócia-diretora da Brev Soluções Imobiliárias responsável pela prospecção e negociação de terrenos para incorporadoras visando a implantação de projetos nos segmentos baixo (MCMV), médios (SBPE), alto e altíssimo padrão no estado de São Paulo; prospecção e negociação de locação de imóveis ao varejo em geral (supermercados, drogarias, estacionamentos,etc.); Acompanhamento da viabilidade técnica, financeira e jurídica na compra e na locação de imóveis; análise e mapeamento de mercado (inteligência de mercado). Alocação de investidores (via SPE ou SCP) para participação na compra de terrenos.
Celso Petrucci – Economista pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP, – 1980). Iniciou as atividades no crédito imobiliário em 1976 na Diretoria de Programas Habitacionais da Nossa Caixa/Nosso Banco; sócio das empresas Petrucci Imóveis Ltda. e SScore – Gerenciamento de Risco de Crédito S/A; em 1983 iniciou as atividades sindicais no Secovi-SP, onde atualmente é economista-chefe e executivo da vice-presidência de Incorporação e Terrenos Urbanos; representa o Secovi-SP em grupos de trabalho junto à Caixa Econômica Federal, Banco Central, Ministérios, Abecip e Anbima. Foi representante técnico e conselheiro suplente do Conselho Curador do FGTS (2001 a 2005); conselheiro suplente e titular do Conselho Curador do FGTS pela Confederação Nacional do Comércio (2005 a 2011); representante do Secovi-SP e da CBIC na negociação da Lei 10.931/04 Patrimônio de Afetação; Eleito para presidir a CII-Comissão da Indústria Imobiliária da CBIC na gestão 2017/2020.
Flávio Domingos Prando – Graduado em Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1979), com cursos em nível de pós-graduação nas áreas de Estatística e Pesquisa Operacional. Inúmeros cursos e seminários durante os últimos 25 anos, visando uma adequada atualização profissional frente ao mercado imobiliário, com particular atenção ao segmento de comercialização imobiliária com ênfase em baixa renda; sócio-diretor da Nova Realty Imóveis, empresa inicialmente voltada para a incorporação e construção de imóveis residenciais e comerciais, tendo a partir de 1986, agregado a atividade de comercialização de imóveis, tanto na área de lançamentos imobiliários como na de intermediação de imóveis de terceiros, e realizado no período milhares de negócios envolvendo todos os tipos de imóveis residenciais e comerciais nas áreas de venda e locação, e tendo mais recentemente promovido a incorporação e a comercialização de milhares de unidades voltadas a classe média e popular; vice-presidente de Intermediação Imobiliária e Marketing do Secovi-SP (2016/2018); presidente da Comissão da Indústria Imobiliária/CBIC (2014/2017).
Luiz Frederico Rangel de Freitas – Arquiteto e urbanista pela FAU-USP, palestrante e consultor de vários júris de arquitetura e urbanismo (Master Imobiliário – FIABCI, ABCEM, entre outros). Fundador e atualmente sócio titular da UNIARQ Arquitetura Ltda. (sociedade fundada em 1978, empresa de projetos, planejamento e consultoria com aproximadamente 5 milhões de m² projetados, em mais de 350 projetos até o presente (www.uniarq.com.br), escritório associado à AsBEA, SINAENCO e SECOVI. Membro titular da CTLU (Câmara Técnica de Legislação Urbana da SEL-SMDU/PMSP) representando a FECOMERCIO desde 2006. Como associado ao SECOVI-SP é membro do grupo da Vice-Presidência de Legislação Urbanística.
José Ricardo Noronha – Vendedor (com enorme orgulho!), palestrante, professor, escritor, consultor e um sujeito apaixonado pelo mundo das vendas que tem por Sonho e Missão transformar a carreira e a vida de milhares de profissionais e os resultados de vendas de empresas através do compartilhamento de lições, experiências, dicas e da minha própria história de superação pessoal. Apontado pelos exigentes leitores e assinantes da Revista VendaMais como um dos 5 maiores palestrantes e professores de vendas do Brasil. Bacharel em Direito pela PUC/SP e MBA Executivo Internacional pela FIA/USP com módulos internacionais na EM Lyon Business School na França, na Universidade de Cambridge na Inglaterra e na Vanderbilt University nos Estados Unidos. Especialização em Marketing, Empreendedorismo, Empreendedorismo Social e Vendas pela Vanderbilt University (Owen Graduate School of Management). Fez o curso de Negociação e Liderança da Harvard Law School. Entre 2004 e 2013, vendedor e diretor geral da GlobalEnglish (empresa do maior Grupo Educacional do Mundo – Pearson) no Brasil, tendo, ao lado de sua equipe, transformado a operação brasileira na maior operação da empresa no mundo inteiro. Membro da Academia de Letras de São João da Boa Vista. Hoje dedica-se à sua consultoria Paixão por Vendas e à Universidade das Vendas. Atua como professor dos programas de MBA da FIA, considerada a melhor e mais inovadora Escola de Negócios da América Latina pela European CEO Magazine.
Hamilton Leite – Administrador de Empresas – FAAP (1991); Pós Graduado em Gerenc. de Empresas de Construção Civil – Poli/USP; Pós Graduado em Negócios Imobiliários – FAAP/SECOVI; Mestre em Engenharia Civil e Urbana – Poli/USP; CEO da Casoi Desenvolvimento Imobiliário (1991-2017); Executivo da Universidade Secovi-SP (desde 2017); Pró-reitor da Universidade Secovi-SP (2016-2017); Vice Presidente de Sustentabilidade do Secovi-SP (2016-2017); Diretor da FIABCI Brasil; Membro do Conselho do Fundo Paulista de HIS (2010-2013); Membro do Conselho Municipal de Habitação de São Paulo (2009-2012; 2014-2016); Docente no MBA in Real Estate na ESPM e em pós-graduação na Arquitetura da Universidade Mackenzie; Vice Presidente da Coalizão de Padrões Éticos Internacionais para o setor imobiliário (www.ies-coalition.org); Membro do Conselho do CBCS (www.cbcs.org.br); Membro do Conselho do ITDP (www.itdpbrasil.org.br); Vice-Presidente da LARES (www.lares.org.br). Artigos e apresentações: www.hamiltonleite.com.br
Olivar Vitale – Relacionado na área de Real Estate como advogado em destaque no Brasil pela “CHAMBERS LATIN AMERICA – Latin America´s Leading Lawyers for Business Edição de 2012, 2013 e 2014 (The Client´s Guide)”; Conselheiro Jurídico do Secovi-SP; Conselheiro Jurídico do SindusCon-SP; Professor e Coordenador Pedagógico do Curso de “Especialização em Direito Imobiliário Empresarial”, da Universidade Secovi; Professor e Coordenador do Curso de MBA de Gestão em Negócios Imobiliários, da ESPM/Universidade Secovi; Professor na disciplina de Aspectos Comerciais e Legislação na Construção Civil, no curso de Especialização/MBA da POLI-USP; Membro Associado da MDDI – Mesa de Debates de Direito Imobiliário. Sócio fundador do VBD advogados.
*Alguns convidados especiais irão compor o quadro
Certificado
Serão fornecidos certificados de conclusão com êxito, aos alunos aprovados na avaliação e que tiverem frequência mínima de 75%.
Carga horária e organização curricular: 33 horas/aula
(Obs: No primeiro dia do curso 11/09, a aula iniciará às 18h30.)
Informações Importantes:
1- Os pagamentos parcelados só serão aceitos desde que a última parcela seja quitada até o penúltimo dia do curso.
2- Em casos de cancelamento ou adiamento do curso:
- O curso poderá ser cancelado ou adiado por falta de quórum, com até 24 horas de antecedência da data prevista para seu início.
- Na hipótese de cancelamento, serão devolvidos 100% do valor pago, por meio de depósito em conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE, correspondente à PESSOA FÍSICA ou PESSOA JURÍDICA apontada na ficha de inscrição como responsável pelo pagamento, em até 20 (vinte) dias úteis após indicação dos dados bancários.
- Na hipótese de adiamento, serão devolvidos, MEDIANTE REQUERIMENTO do PARTICIPANTE endereçado ao e-mail universidade@secovi.com.br, 100% do valor pago, também por meio de depósito em conta bancária indicada por ele, em até 20 (vinte) dias úteis após indicação dos dados bancários.
O reembolso em ambos os casos será feito única e exclusivamente em nome de quem efetuou o pagamento.
3- Inclui material didático fornecido pelos docentes, (disponibilizado na área do aluno), coffee-breaks e certificado da Universidade Secovi.
4- A Universidade reserva-se o direito de alterar as datas, horários ou mesmo cancelar programas, dependendo do número de interessados.