No próximo sábado, 8/10, um grupo de diretores e funcionários do Secovi-SP (Sindicato da Habitação) fará o plantio simbólico de mudas de espécies nativas de Mata Atlântica para concluir, pelo segundo ano consecutivo, o processo de certificação sustentável de três eventos realizados em setembro de 2010: Convenção Secovi, Expo Síndico e Ciclo de Palestras para Síndicos. Com a última etapa feita, a ONG Iniciativa Verde irá conferir o selo “Carbon Free”.
Ao todo, serão plantadas 250 mudas no Entreposto do Produtor Rural do Assentamento Porto Feliz, no município de Porto Feliz, a 132 km da Capital. O objetivo é neutralizar as emissões de carbono geradas pelos eventos. O gerenciamento dessa atividade será feito pela ONG Iniciativa Verde, que tem a missão de combater o aquecimento global e, nesse sentido, realiza ações como restauro da mata atlântica, educação ambiental, pesquisas na área florestal e mudanças climáticas e divulgação de informação.
Selo “Carbon Free”
O selo “Carbon Free” atesta que determinada atividade teve suas emissões de gases de efeito-estufa (GEEs) inventariadas (utilizando a metodologia GHG Protocol) e compensadas por meio de restauro florestal de Mata Atlântica. A metodologia do programa excede as exigências da Resolução 30, de 14 de maio de 2009, emitida pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, que estabelece orientação para projetos voluntários de reflorestamento para compensação de emissões de GEEs.
Empresas, produtos ou eventos que aderem ao programa recebem o selo, que pode ser utilizado em sua comunicação e publicidade, bem como um certificado com o número de árvores que foram plantadas e a quantidade de GEEs compensada.