Claudio Bernardes participa de uma das lives promovidas pelo CAU/BR

Como as cidades deverão se reconfigurar para frear os contágios e evitar futuras pandemias? Essa é uma das questões que estarão em discussão em ciclo “Novas Cidades 2021”, que o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) promoverá em julho, em conjunto com outras seis entidades que congregam arquitetos e urbanistas no País. O objetivo é colher subsídios para a elaboração de “Carta aos Candidatos nas Eleições Municipais de 2020”.

O presidente do Conselho Consultivo e ex-presidente do Secovi-SP, Claudio Bernardes, participa de uma das seis lives do ciclo, que serão realizadas nos dias 9, 14, 16, 21 e 23 de julho, sempre a partir das 18h30. Na live de encerramento, dia 28, será feito um balanço para sintetização dos resultados e formulação dos encaminhamentos. A jornalista Cristina Serra fará as mediações e a transmissão ocorrerá pelas plataformas digitais do CAU/BR (www.caubr.gov.br) e pelo portal UOL.

Os temas serão abordados com transversalidade por quatro debatedores: um arquiteto e urbanista, um especialista no tema específico da live, um representante comunitário e um debatedor com viés político.

“Governança e Financiamento – Cidades não se fazem de improviso. Como torná-las menos desiguais?” é o tema da live que acontece no dia 16 e terá nos debates, além de Bernardes, o deputado federal Joaquim Passarinho (PSD/PA); o arquiteto, urbanista e conselheiro do CAU/SP, Fernando de Melo Franco; e a educadora, historiadora, gestora cultural, pesquisadora ativista e coordenadora do Eixo “Arte, Cultura, Memórias e Identidades” na Redes de Desenvolvimento da Maré e fundadora do Quilombo Etu.

O ciclo contará ainda com a discussão dos seguintes temas: “Arquitetura e Saúde – O papel dos arquitetos e urbanistas como promotores da saúde pública nas cidades”; “Cidades Sustentáveis – Urbanismo e meio ambiente: como reinventar as cidades no pós-pandemia?”; “Paisagem e Patrimônio – Qualidade de vida nas cidades: paisagens e história”; e “Mobilidade e Inclusão – Circulando pela cidade: novas dimensões da mobilidade urbana”.

O objetivo é encaminhar aos candidatos aos poderes Executivo e Legislativo municipais propostas concretas, e não apenas diagnóstico.

Além do CAU/BR, promovem o ciclo IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil), FNA (Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas), ABEA (Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo), AsBEA (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura), ABAP (Associação Brasileira de Arquitetos Paisagístas) e FeNEA (Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo), componentes do CEAU (Colegiado das Entidades Nacionais de Arquitetos e Urbanistas).

Para mais informações sobre o ciclo, acesse aqui.