Recente pesquisa divulgada pelo LinkedIn* mostra que a principal reclamação nos ambientes corporativos mundiais são os colegas de trabalho irresponsáveis, aqueles que deixam de cumprir tarefas. Muito provavelmente, você lembrou-se de alguém que se encaixa neste perfil. Agora, imagine: se esse profissional incomoda os resultados de uma equipe inteira, como o chefe deverá lidar com ele?

Na visão do especialista em marketing, mestre pelo IPT/USP (Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Governo do Estado de São Paulo) e professor de diversos cursos de MBA e Pós-graduação pelo País, Luiz Paulo Orelli Bernardi, o papel do líder é promover a gestão de mudanças e isso só é possível quando ele influencia uma equipe, despertando a motivação de seus integrantes. “O líder deve ter uma capacidade acima do normal para compreender as pessoas, trazê-las para perto de si e alinhá-las a uma única visão”, explicou o professor durante a palestra Técnicas de liderança no mercado imobiliário, promovida pelo PQE (Programa Qualificação Essencial) do Secovi-SP (Sindicato da Habitação). Mas, segundo ele, quando os problemas surgem, não há solução melhor que o feedback. “Quando não damos nenhum retorno a uma pessoa, além de sentir os resultados dessa rejeição, ela pode reagir com baixa produtividade e/ou comportamento inadequado”.

Embora muito importante, a palavra feedback ainda causa muito desconforto para a maioria dos profissionais, pois confundem o termo com conselho ou julgamento. Isso ocorre porque as pessoas ainda não perceberam que o feedback eficiente é uma das técnicas de comunicação mais poderosa que existe. “Quando melhoramos essa habilidade, estabelecemos um processo de atenção, compreensão, confiança e respeito nas relações humanas”, apontou Luiz Paulo.

Confira abaixo algumas dicas listadas pelo professor Luiz Paulo Orelli Bernardi para oferecer feedbacks construtivos e eficazes.

• Elabore um plano, reflita sobre o que quer dizer;
• Seja objetivo e coerente;
• Escolha o melhor momento e local para a conversa;
• Não deixe passar muito tempo do ocorrido e jamais faça críticas em público;
• Utilize uma abordagem pessoal, mas não dê conselhos, a menos que seja solicitado;
• Encoraje o outro a expressar seu ponto de vista e escute atentamente o que ele tem a dizer;
• Não pressione o outro, nem faça uma lista de defeitos da pessoa em questão;
• Lembre-se: os significados estão nas pessoas e não nas palavras;

*Clique aqui para acessar a pesquisa do LinkedIn.