Durante encontro da Política Olho no Olho e do Núcleo de Altos Temas (NAT) do Secovi-SP, realizado na tarde desta sexta-feira, 29/7, na Capital, o governador Geraldo Alckmin apresentou um grande balanço de sua gestão, com destaque para as políticas públicas voltadas para o desenvolvimento do Estado, como a criação da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo), as PPPs (Parcerias Público-Privadas) e as concessões nas áreas de transporte, saúde e saneamento.
Alckmin apresentou os estágios e os cronogramas das obras das novas linhas de metrô 4 (Amarela), 5 (Lilás), 6 (Laranja – Brasilândia/Liberdade), e as linhas 13 (Jade) e 17 (Ouro) da CPTM, que vão ligar os aeroportos ao sistema metro-rodoviário.
Na área habitacional, o governador elogiou a PPP do Centro, cujo processo de licitação para a construção do Grande Complexo Habitacional em frente à Sala São Paulo está em andamento. Disse que a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) e o programa Casa Paulista entregaram 100 mil unidades habitacionais desde 2011 e outras 105 mil estão em construção.
Ainda em parceria com a iniciativa privada, a Secretaria Estadual de Habitação estuda a criação de um programa de financiamento de lotes urbanizados. “O projeto está em estudo, mas ele será uma excelente alternativa de moradia para famílias desatendidas por outros programas”, ressaltou Alckmin. “O turismo no Estado também é uma forma de aquecer o setor de hotelaria”, concluiu.
Desburocratização – O presidente do Sindicato, Flavio Amary, elogiou a atuação política do governador do Estado, Geraldo Alckmin, e disse: “hoje, não queremos pedir, mas sim agradecer o cuidado do senhor com a gestão pública”.
Amary ressaltou que o País aguarda o fim da interinidade do governo federal, em agosto, para voltar a pensar no setor habitacional com toda a atenção necessária. “Temos de desburocratizar, fazer valer os contratos e acabar com o festival de distratos.”
Chap Chap, por sua vez, destacou alguns aspectos positivos da personalidade de Alckmin, como a visão de futuro, pautada em valores éticos e em princípios democráticos. “Aprendemos a identificar que por trás desse seu jeito meio interiorano e discreto, esconde-se um político de grande habilidade, astúcia e competência. Tenho esperança que, um dia, o Brasil possa ser presidido por alguém com a sua estatura política”, concluiu.
Homenagem – No evento, Flavio Amary e Romeu Chap Chap entregaram ao governador Alckmin a medalha Personalidade do Ano outorgada pela Cimlop, que congrega entidades de língua portuguesa.