Entre os dias 21 e 23 de maio de 2014, Goiânia (GO) será palco do maior evento da Indústria da Construção na América Latina. Trata-se do 86º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC), promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e realizado pelo Sindicato da Indústria da Construção no Estado de Goiás (Sinduscon-GO) e Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Goiás (Ademi-GO). A expectativa é de que 1,5 mil pessoas, entre empresários e profissionais da indústria da construção de todo o Brasil, participem do encontro no Centro de Convenções.

O evento, que volta a ser realizado em Goiás após dez anos, faz parte do calendário anual de empresários da cadeia da construção, que inclui empreendedores da construção, indústria e comércio de materiais, de serviços, de máquinas e equipamentos, entre outros fornecedores. O encontro é visto como oportunidade qualificada para debates sobre os mais relevantes e estratégicos temas relacionados ao futuro da atividade e ao próprio desenvolvimento do país, em especial sobre a indústria imobiliária, obras públicas, privatizações e concessões, meio ambiente, relações de trabalho e novas tecnologias.

A Indústria da Construção, segundo afirma o presidente da CBIC, Paulo Safady Simão, tem papel importante no desenvolvimento nacional. Ele lembra que os últimos 20 anos mudaram para sempre a realidade social e econômica do país e, em grande parte, essa mudança passou pela cadeia da construção. “O setor tem concentrado cerca de 45% de todos os investimentos, gerado números recordes de empregos formais, contribuído para o aumento da oferta de crédito e, deste modo, ajudado a mover a roda da economia”, enfatizou Simão.

Responsabilidade socioambiental – Presidente da Fasc, Maria Helena Mauad, acredita que os debates irão muito além de uma atuação em processos. A tônica será pela busca da construção de negócios economicamente viáveis, ambientalmente equilibrados e socialmente inclusivos. “Sustentabilidade deixa de ser um departamento e entra na gestão estratégica da empresa. É o real momento de mudança. É preciso fazer uma reflexão sobre os caminhos adotados e os rumos a serem seguidos nos próximos anos.”

Segundo pesquisa realizada pela renomada Universidade de Harvard (EUA), as empresas mais comprometidas com a responsabilidade social empresarial geram o dobro da riqueza que outras que ainda não se apropriaram desses valores. “As mudanças não ocorrerão apenas porque as pessoas querem. É preciso oferecer um ambiente favorável à transformação. As boas práticas trazem valores para as empresas”, explica Maria Helena, que também preside o Ampliar, programa de profissionalização de jovens em situação de risco social com o apoio logístico do Secovi-SP. 

Além das discussões técnicas e palestras do Fórum de Ação Social e Cidadania, haverá, durante a abertura oficial do 86º ENIC, na noite do dia 21, a entrega do Prêmio CBIC de Responsabilidade Social – categorias Empresa, Entidade, Destaque Social e Trabalhador Modelo. Na tarde do dia seguinte, serão apresentados os cases premiados. 

Serviço

Data: De 21 a 23 de maio de 2014
Local: Centro de Convenções de Goiânia
Público-alvo: Profissionais associados às instituições do setor da indústria da construção, assessores e estudantes. O evento também tem uma programação especial para acompanhantes.
Inscrições: estão abertas e podem ser realizadas no site do evento (www.enic.org.br).