Pré-requisitos
Conhecimentos básicos de informática, utilização de programas de computador e de comunicação em áudio e vídeo via Internet.
Competência
Este curso contribui para o desenvolvimento da seguinte competência:
Preparar os participantes para terem uma noção dos requisitos necessários para a implantação de uma solução de portaria remota, com foco nas questões técnicas e operacionais, e de segurança, incluindo:
– Identificar os itens administrativos e jurídicos das portarias remotas;
– Compreender o conceito e a organização de uma portaria, e os procedimentos operacionais para a sua gestão otimizada;
– Identificar os aspectos relativos a gestão do acesso e os princípios de segurança;
– Considerar os diferentes tipos de situações e avaliar os procedimentos e medidas de emergência;
– Compreender os sistemas e componentes técnicos necessários para a implantação de uma portaria remota;
– Avaliar as etapas para implantação de um projeto de portaria remota;
– Analisar as ofertas disponíveis e identificar os requisitos principais para escolha e contratação de um prestador de serviços de portaria remota;
– Estimar o ciclo de vida após a implantação e como criar métricas de acompanhamento da operação, manutenção e satisfação com a solução.
Ementa
– Apresentação do conceito e caracterização da portaria remota;
– Avaliação das questões administrativas, financeiras, jurídicas, técnicas e operacionais envolvidas;
– Definição das tecnologias e dos subsistemas componentes da solução;
– Requisitos para escolha da empresa prestadora de serviço;
– Critérios para acompanhamento das fases de implantação, gestão e manutenção da solução.
Programa
– Introdução ao conceito e diferenças entre portaria remota e presencial
– Aspectos administrativos relativos à implantação de uma portaria remota
– Vantagens financeiras da implantação dos sistemas de portarias remotas
– Questões jurídicas e de responsabilidade civil (síndico, empresa prestadora de serviço, administradora, moradores.)
– Noções de regras operacionais, procedimentos e treinamento do pessoal e dos moradores
– Projeto para os sistemas de segurança e adequações necessárias para a implantação
– Sistemas e tecnologias envolvidas em projetos de sistemas de portarias remotas (controle de acesso, telefonia, interfonia, intrusão, CFTV, incêndio, automação, redes de informática, contingência e energia elétrica)
– Vantagens da integração dos sistemas (controle de acesso, videomonitoramento, alarmes, telefonia IP, elevadores.)
– Central de recepção e monitoramento (requisitos e componentes necessários)
– Mercado, principais players, normalização e perspectivas
– Critérios para a escolha do prestador de serviços de portaria remota
– Sugestão de critérios para estabelecimento de métricas e indicadores dos níveis de qualidade de serviços e satisfação dos condôminos
– Acompanhamento do ciclo de vida da solução: funcionamento, qualidade no atendimento, manutenção preventiva e corretiva
Estratégias de aprendizagem
Foram organizadas como estratégias várias situações ativas de aprendizagem que possibilitarão ao participante trocar constantemente de ideias e dividir com os docentes as experiências de cada um. Serão utilizadas proposições de problemas, discussões em grupo, jogos, enriquecidas com exemplos reais trazidos pelos docentes.
Avaliação da aprendizagem
A avaliação será realizada através de um questionário de 10 perguntas de múltipla escolha, permitindo confirmar que os participantes assimilaram a temática, e que estejam satisfeitos com o conteúdo e a organização do curso.
Docentes
Renato Prado – graduado em Administração de Redes de Informática pela Universidade E2SE da França. Atua há mais de 20 anos na área de segurança eletrônica com ênfase em vídeo monitoramento, telecomunicação e redes e TI. Durante mais de 10 anos na França, atuou como responsável técnico e gerente de projetos em empresas integradoras de sistemas. No Brasil, atuou como diretor de uma empresa instaladora de sistemas eletrônicos em condomínios e hotéis, como engenheiro de vendas e como gerente de produtos em empresas de porte e multinacionais. Desde 2015, atua como consultor no mercado para associações como a ABESE e AURESIDE, construtoras, distribuidoras e fabricantes; além de ministrar palestras e cursos de treinamento e capacitação profissional.
Carlos Alberto Azevedo – advogado especialista em Direito Material e Processual do Trabalho pela PUC-SP, assessor jurídico do Secovi-SP, consultor jurídico empresarial, instrutor de cursos de treinamento profissional ligados às áreas do Direito do Trabalho e Previdenciário.
Certificado
Serão fornecidos certificados aos alunos que tiverem frequência mínima de 75%.
Referências bibliográficas
Utilização de referências com base no quadro normativo respectivo, incluíndo as seguintes normas:
– NBR 5410/2004 – referência normativa para sistemas elétricos em baixa tensão;
– NBR 5419/2015 – proteção de estruturas contra descargas atmosféricas;
– NBR 14306/1999 – proteção elétrica e compatibilidade eletromagnética em redes internas de telecomunicações em edificações;
– NBR 13300/1995 – redes telefônicas internas em prédios;
– NBR 9077/2001 – orientações para saídas de emergência em edificações;
– NBR 14037/1998 – diz respeito à operação, uso e manutenção de edificações;
– NBR 5413/1992 – iluminância de interiores – procedimento;
– NBR 10898/1998 – sistemas de iluminação de emergência;
– NBR 17240/2010 – sistemas de alarme contra incêndio;
– NBR 60839/1998 – sistemas de alarme contra roubo (em revisão);
– Portaria 371 do INMETRO – Certificação compulsória para eletrodomésticos incluindo automatizadores de portas, portões e janelas;
– NR 17 MTE – análise ergonômica do trabalho;
– Resoluções Anatel – pertinentes para telefonia, internet e telecomunicação.
Outras fontes de consulta disponíveis na internet serão referenciadas até a definição, agendamento e publicação deste curso no site da Universidade Secovi.
Carga horária: 12 horas
Informações Importantes:
1) Os pagamentos parcelados só serão aceitos desde que a última parcela seja quitada até o penúltimo dia do curso.
2) Em casos de cancelamento ou adiamento do curso:
O curso poderá ser cancelado ou adiado por falta de quórum, com até 24 horas de antecedência da data prevista para seu início.
- Na hipótese de cancelamento, serão devolvidos 100% do valor pago, por meio de depósito em conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE, correspondente a PESSOA FÍSICA ou PESSOA JURÍDICA apontada na ficha de inscrição como responsável pelo pagamento, em até 20 (vinte) dias úteis após indicação dos dados bancários.
- Na hipótese de adiamento, serão devolvidos, MEDIANTE REQUERIMENTO do PARTICIPANTE endereçado ao e-mail universidade@secovi.com.br, 100% do valor pago, também por meio de depósito em conta bancária indicada por ele, em até 20 (vinte) dias úteis após indicação dos dados bancários.
O reembolso em ambos os casos será feito única e exclusivamente em nome de quem efetuou o pagamento.
3) Inclui material didático, coffee-breaks e certificado da Universidade Secovi.
4) A Universidade reserva-se o direito de alterar as datas, horários ou mesmo cancelar programas, dependendo do número de interessados.