A Rede Secovi de Imóveis promoveu, no último dia 16 de abril, o evento “Como transformar inteligência de mercado em vendas” com a participação de 225 pessoas, entre corretores e empresários do segmento de comercialização e locação de imóveis.

As palestras ficaram por conta de Thomaz Assumpção, fundador e atual presidente da Urban Systems; Carlos Maciel Ananias, gerente de Trademarketing da ImovelWeb; Martins Sarsale e Gabriel Gruber, cofundadores da Properati; e Lucas Vargas, vice-presidente Comercial do Viva Real. 

Todos concordaram que as imobiliárias precisam usar inteligência de mercado para melhorar a comercialização e a locação dos imóveis. 

Em sua fala de abertura, o vice-presidente da Rede Secovi de Imóveis, Ricardo Paixão, que fez a coordenação do evento, destacou o lançamento do livro do portal imobiliário americano Zillow. 

“Após análise bem objetiva dos dados do mercado imobiliário nos Estados Unidos, eles chegaram a algumas conclusões a respeito das melhores palavras para se usar em um anúncio imobiliário e quais fazem o imóvel perder valor e velocidade de venda; prazo de financiamento e compra de casas retomadas pelos bancos (foreclosures); melhor época do ano para vender a sua casa; entre outras”, salientou Paixão. 

Decisão de compra – Em seguida, o engenheiro Thomaz Assumpção, da Urban System, apresentou uma análise do mercado imobiliário com dados de lançamentos, vendas, evolução da renda do comprador e preço por metro quadrado em São Paulo.

“Estamos diante de um cenário de maior cautela por parte dos compradores. Por isso, é importante aproveitar essa oportunidade e utilizar as informações, a inteligência do mercado, para driblar essa situação”, salientou Assumpção, que informou sobre a parceria com a Rede Secovi.

“É uma ferramenta de apoio às imobiliárias para avaliação patrimonial e comercialização do imóvel”, explicou, elencando outros serviços oferecidos pela Urban Systems, como laboratório com dados e informações acadêmicas, banco de dados, mapas digitais, plano de negócio e divulgação por meio da webTV.  

Segundo ele, esses elementos são importantes para a tomada de decisão de compra que, atualmente, não é mais emocional e sim racional. “O cliente pesquisa e quer cada vez mais informações”, afirmou. 

Corretor preparado – Na opinião do economista Carlos Ananais, da Imovelweb, para gerar confiança do cliente é preciso melhorar o atendimento. “Para isso, a imobiliária precisa reter o corretor e esse profissional tem de estar preparado.”

Ananias informou que foi desenvolvido um aplicativo para ajudar o corretor, que receberá dados online (por SMS), facilitando o acesso à informação e agilizando o trabalho. Mas, para isso, as imobiliárias devem atualizar as informações dos imóveis. “Precisamos olhar a prateleira para que o cliente tenha informações pertinentes e a imobiliária não perca negócios.”

Geração de lead – Os cofundadores da Properati, o programador Martin Sarsale e o economista Gabriel Gruber, falaram sobre como gerar leads (dados dos interessados em comprar ou alugar um imóvel) com qualidade. Segundo eles, existem leads com dados básicos (nome, endereço e telefone) e leads complementares (perfil social, histórico de pesquisas, formulários, entre outras informações). 

De acordo com os executivos da Properati, com leads de qualidade, a imobiliária tem mais oportunidade de negócios. “Quem cadastra seus imóveis recebe os contatos das pessoas que realmente demonstraram interesse em seus imóveis. Isso facilita e agiliza as negociações tanto para quem vende quanto para quem compra”, destacaram.

Eles revelaram que estão preparando o lançamento para daqui a um mês de um lead enriquecido com informações como CPF, endereço, profissão, renda presumida, entre outras. 

Atenção às mudanças – “Cada vez mais vão existir tecnologias e base de dados para analisarmos e ajudarmos as empresas do setor”. A afirmação foi feita por Lucas Vargas, vice-presidente Comercial do Viva Real. 

Vargas apresentou e comentou os dados coletados com base em anúncios imobiliários publicados no portal VivaReal aliados às informações do mercado, em 15 cidades, em 2014. “Importante destacar que a maioria dos dados não dá relação de causa e efeito, e sim de correlação”, afirmou. 

Segundo ele, os valores de alugueis estão altos, mas as previsões demonstram que podem cair ao longo de 2015. Já sobre a compra, explicou que os construtores perceberam a mudança no padrão de imóveis e de preços preferido pelos consumidores, mas isso requer tempo para analisar, perceber qual a demanda e começar o processo de construção em torno deste novo modelo. Nesta tarefa, as empresas de inteligência de mercado podem contribuir. 

Quebram mitos do mercado americano como prazo de financiamento e compra de casas retomadas pelos bancos (foreclosures);
Qual a melhor época do ano para vender a sua casa;
Reformar o banheiro traz mais retorno do que reformar a cozinha.
Conseguem prever o processo de gentrificação,(Processo de revigoração de um bairro trazendo uma alta valorização imobiliária e aumento do custo de vida nesta região)