No segundo dia, espaço foi palco de palestras e debates sobre temas atuais e relevantes para o setor
O segundo dia da Arena da Convenção Secovi-SP 2024 foi marcado por debates e troca de experiências sobre inovação e novidades voltadas para o setor. Tokenização, Lei de Zoneamento, Pavimento Urbano de Concreto (PUC) e Graprohab foram os temas abordados.
Uma das principais revoluções dos últimos anos, a tecnologia blockchain ganhou destaque no painel “Efeitos práticos da tokenização no mercado imobiliário”, apresentado pelos especialistas e membros do Grupo de Trabalho da ABCripto/Ibradim, Bernardo Srur, Olivar Vitale, Rubens Neistein, Andreas Blazoudakis, Yuri Nabeshima, Nathalia Lopes, Hugo Pierre e Rafael Carlos de Marco. Eles explicaram como funciona a tokenização imobiliária, vantagens, regulamentação, desafios e como essa novidade pode ser utilizada, além de mostrar exemplos e sanar as dúvidas dos participantes sobre smarts contracts (contratos inteligentes), gestão de propriedades no ambiente digital, transações fracionadas de ativos imobiliários e regulamentação para a tokenização de imóveis.
Na oportunidade, os especialistas ainda destacaram que a tokenização imobiliária tem o potencial de revolucionar e democratizar o mercado. Para eles, a possibilidade de dividir imóveis em pequenas partes facilita a negociação e proporciona maior liquidez, acessibilidade e transparência. Os palestrantes também acreditam que, com o lançamento do Drex, o Real digital, a tokenização de imóveis será impulsionada.
Já o “TIRA-TEIMA: Especialistas respondem dúvidas sobre Lei de Zoneamento e Plano Diretor Paulistanos”, reuniu Roberta Simeoni, diretora de Urbanismo do Secovi-SP, como moderadora; e os debatedores vereador Rodrigo Goulart; Eduardo Della Manna e Daniela Ferrari, do Secovi-SP; e os arquitetos Marcos Gavião, do escritório homônimo; Alexandre Daud, do escritório Königsberger Vannucchi, e Lourenço Gimenes, da FGMF Arquitetura.
“Pavimento de Concreto – O Caminho do Futuro” foi o tema da palestra da consultora técnica da Votorantim Cimento, Diana Lins, que apresentou detalhes e cases do Pavimento Urbano de Concreto (PUC), solução tecnológica e rentável para uma variedade de obras de infraestrutura, abrangendo desde vias urbanas até rodovias. “Desempenho técnico, durabilidade, economia e inovação são algumas das vantagens de usar o PUC, que pode custar, em média, 10% menos que o asfalto já na etapa de implantação. Além de ter sua estrutura otimizada, com menos camada e menor espessura, o PUC tem um ciclo de vida útil maior, requer menos manutenção, e ainda desempenha um papel crucial no conforto térmico, sua cor clara melhora a iluminação e contribui para a redução da temperatura”, explicou Diana Lins.
Encerrando os debates na Arena, o tradicional pinga-fogo da área de loteamentos, mediado pela diretora de Associações em Loteamentos e Bairros Planejados do Secovi-SP, Mariangela Machado, abordou “Parcelamento do solo na era digital: Como a tecnologia pode acelerar o processo de aprovação e licenciamento dos loteamentos e seus principais desafios”, e contou com um time de especialista como debatedores, formado por Jonas Matos, especialista em projetos de loteamentos, representante da Aelo e do Secovi-SP no Graprohab; Elias Zitune, diretor da VP de Desenvolvimento Urbano do Secovi-SP; Lacir Baldusco, presidente do Graprohab – Grupo de Análise e Aprovação de Projetos Habitacionais; Jadna Beltrame Lemos, gerente do setor de Apoio Operacional ao Parcelamento do Solo da Cetesb; e Marcela Franco Moreira Dias, secretária municipal de Obras e Planejamento de Pindamonhangaba.
“Sem o lote urbanizado, não existe Cidade, não existe mercado imobiliário e não existe a incorporação imobiliária”, destacou Mariangela Machado, ao abrir os trabalhos.
A secretária Marcela Dias falou sobre crescimento dos loteamentos na cidade de Pindamonhangaba, ações e parcerias realizadas, processo de aprovação e treinamento dos servidores. Já Lacir Baldusco e Beltrame Lemos destacaram o trabalho, evolução e operação do Graprohab Digital, que agiliza o processo de licenciamento habitacional no Estado de São Paulo, que passou a ser realizado por meio totalmente eletrônico.
Os especialistas também responderam os diversos questionamentos da plateia.
A Convenção Secovi-SP 2024 tem patrocínio de Atlas Schindler; Brain; Crowe Macro; Souza Lima; BTG Pactual; Itaú BBA; Proptalks; Comgas; Modulocker; Apê 11; Comunica 3D; Delta Omega; Construct In; Desonera; E-wolf; App Facilita; Desentupidora Jupiter; Mais Doc; Multiplike; Nova Ambiental; Sicoob Imob; Sigavi 360; TracF Tech e Turn2C. Media Partner Sindiconet.