
Tendência mundial de retorno ao trabalho presencial deve impulsionar a demanda
Pesquisa e Análise do Mercado de Locação de Escritórios, divulgada trimestralmente e realizada pelo Secovi-SP em parceria com a CBRE, mostra que, na cidade de São Paulo, o setor encerrou 2024 com o segundo maior volume anual de absorção bruta da história e uma absorção líquida 90% superior ao ano anterior. O levantamento, que abrange 9,3 milhões de m² de área locável na capital paulista, está disponível.
No 4º trimestre de 2024, em particular, o volume de novas locações atingiu 259 mil m², um aumento de 13,4% em relação ao mesmo período de 2023, marcando o maior volume trimestral de absorção bruta dos últimos 5 anos.
“A aceleração das novas locações e o novo estoque controlado contribuíram para a queda contínua da taxa de vacância, que reduziu 2,0 pontos percentuais no mercado geral e 4,6% no mercado Triple A nos últimos 12 meses”, afirma Adriano Sartori, vice-presidente de Gestão Patrimonial e Locação do Secovi-SP e também presidente da CBRE.
A tendência da volta ao trabalho presencial, tema que vem sendo mundialmente discutido, influencia os resultados. Diversos fatores têm levado muitas organizações a trazer de volta seus colaboradores. Dentre eles, assimilação da cultura da empresa, produtividade, desempenho e desenvolvimento de talentos. Se não houver grandes reveses no cenário econômico, tudo indica que a demanda deve crescer este ano, até porque funcionários em regime híbrido também precisam de espaço quando de sua permanência no escritório.