O juiz Marcos Alexandre Bronzatto Pagan foi o palestrante do Encontro de Síndicos e Administradoras de Condomínios realizado pela regional do Secovi na Região Metropolitana do Vale Paraíba, em 13/11. Sob o tema “O condomínio em juízo: o que o síndico precisa saber?”, o magistrado focalizou casos no dia a dia dos condôminos que se transformam em demandas judiciais e, consequentemente, leva os síndicos a enfrentar toda a burocracia inerente a esses processos.

Ele destacou a importância de o meio condominial e o Poder Judiciário entenderem reciprocamente as peculiaridades de cada um. “Essa aproximação é fundamental para a melhoria nas informações e nas relações. Com eventos como este podemos desfazer mitos, efetivar um relacionamento que sempre foi tabu e consolidar conhecimentos, aprimorando a atuação dos síndicos”, disse Pagan.

O juiz fez referência aos inúmeros casos resolvidos por meio do Cejusc (Centro Judicial de Solução de Conflitos), e orientou os presentes sobre a melhor forma de utilizar os serviços oferecidos pelo Centro.

Presente ao evento, Jaques Bushatsky, coordenador do PQE (Programa Qualificação Essencial), fez coro com Pagan, incentivando a conciliação como meio para resolução de conflitos. “Centros como esses são cada vez mais essenciais. O Judiciário é muito caro e, por isso, deve estar liberado para resolver coisas mais relevantes. Essas alternativas ajudam síndicos e condôminos nos problemas do a dia a dia e devem ser cada vez mais utilizados”, disse.