A terceira edição do Manual do Proprietário e a segunda edição do Manual das Áreas Comuns estão à venda na biblioteca do Secovi-SP  (biblioteca@secovi.com.br) e disponíveis para download gratuito no site do Sindicato. Totalmente revisados e ampliados pelo Secovi-SP e pelo SindusCon-SP, com o apoio de técnicos em gestão e operação de edifícios, os documentos contêm as principais informações referentes ao imóvel, como condições de garantia, relação de fornecedores (materiais, equipamentos e serviços) e orientações para uso e manutenção da unidade (Manual do Proprietário) e do empreendimento (Manual de Áreas Comuns). Ambos são entregues pelas construtoras aos usuários e síndicos dos novos edifícios.

Segundo o vice-presidente de Tecnologia e Qualidade do Secovi-SP, Carlos Borges, esse trabalho fecha um ciclo na construção civil. “A implantação de programas de manutenção preventiva e corretiva nos condomínios é essencial para a obtenção da vida útil de projeto e para a garantia da segurança e conforto aos usuários”, explica ele. “As duas publicações servem como modelos para as incorporadoras elaborarem manuais customizados para cada um de seus empreendimentos e também como guias para síndicos e administradoras de condomínios na elaboração desses programas de manutenção.”

Documentos atualizados

O processo de revisão e atualização dos manuais foi feito por grupo de trabalho coordenado pelos dois sindicatos e concluído há pouco mais de um ano. Os dois volumes foram adequados às mais recentes normas técnicas do setor, dentre elas a ABNT NBR 15.575 – Desempenho em Edificações; ABNT NBR 5674 – Manutenção de Edificações – Requisitos para o sistema de gestão de manutenção; e ABNT NBR 14037 – Diretrizes para Elaboração de Manuais de Uso, Operação e Manutenção das Edificações – Requisitos para elaboração e apresentação dos conteúdos.