“Para que um imóvel seja bem alugado ou comercializado, é preciso que esteja nas melhores condições possíveis”. A afirmação é do diretor de Condomínios do Secovi-SP, engenheiro Sérgio Meira, que, na noite desta terça-feira, 2/6, ao lado de Ricardo dos Santos Ferreira Gonçalves, membro da vice-presidência de Administração Imobiliária e Condomínios do Sindicato, proferiu palestra sobre “Manutenção Predial – garantia de valorização de seu condomínio”, na sede da Acigabc – Associação dos Construtores, Imobiliárias e Administradoras do Grande ABC, parceira do Sindicato na região, durante o Encontro Secovi de Síndicos e Administradoras de Condomínios do Grande ABC.

Durante a apresentação – um verdadeiro tour virtual pelo edifício -, os palestrantes ilustraram com fotos e reprodução de cases reais as possíveis e imprevisíveis situações que podem ocorrer ou ser evitadas no condomínio, levando em conta a manutenção preventiva, de rotina, emergencial, ou preditiva (troca de óleo, de cabos de elevadores etc.) no edifício.

“Preservar uma propriedade e manter o seu valor. A manutenção deve começar no dia seguinte em que o prédio foi entregue”, salientou Meira. Para tanto, desde o início também, o correto é que o condomínio tenha um caixa reserva destinado à manutenção dos equipamentos e da estrutura do prédio. Ao síndico, cabe fazer e ter em mãos o histórico de manutenções realizadas. “O bom gerenciamento e planejamento, aumenta a satisfação dos usuários, valoriza o patrimônio e permite solucionar problemas com custos menores”, observa o dirigente.

“O melhor síndico não é o que gasta pouco, mas o que gasta bem o dinheiro do condomínio”, sintetiza o diretor, ao comentar sobre os riscos da ‘manutenção cosmética’, ou seja, “está ali para enganar e não para resolver o problema”. Ele relaciona alguns benefícios da manutenção bem administrada, como a redução dos custos operacionais, com a diminuição das correções emergenciais e dos desperdícios; melhor planejamento financeiro; ou mesmo a diminuição das paradas imprevistas – por quebra ou mau funcionamento dos elevadores.

“São inúmeras as normas técnicas e leis que dizem respeito aos condomínios, e é impossível saber tudo. Por isso, o síndico deve ter o cuidado na escolha de uma administradora idônea e atuante para assessorá-lo no dia-a-dia, inclusive na contratação de serviços de obras, reparos e manutenção prediais”, avisou, durante o encontro, o vice-presidente de Administração Imobiliária e Condomínios do Secovi-SP e coordenador do evento, Hubert Gebara.

Ainda, o Encontro foi prestigiado por Milton Bigucci, presidente da Acigabc e vice-presidente do Interior do Sindicato; e por Ricardo Matrone – Show Manager da Reed Exhibitions Alcântara Machado, organizadora da Semana Imobiliária, que ocorre em setembro, no Anhembi, zona Norte de São Paulo.