Os números reforçam a esperada retomada do setor para 2019. Neste primeiro semestre, o Secovi-SP divulgou estudos de três cidades consideradas referências no mercado imobiliário de São Paulo. “O aumento no volume de lançamentos residenciais foi um ponto em comum nos levantamentos, o que demonstra o aquecimento do setor e os avanços obtidos em alguns municípios em relação às suas legislações urbanas”, comenta Frederico Marcondes César, vice-presidente do Interior do Secovi-SP.
Divulgado em abril, o Estudo Secovi do Mercado Imobiliário de Bauru apontou um aumento de 109% no total lançado entre janeiro e dezembro de 2018, quando comparado ao mesmo período do ano anterior. Foram lançados na cidade 1.376 imóveis neste intervalo, ante os 658 imóveis registrados anteriormente. Em termos de vendas, o mercado bauruense também apresentou um bom desempenho, com 1.513 unidades comercializadas em 2018, um acréscimo de 14,9% frente às 1.317 unidades apontadas em 2017.
De acordo com o diretor Regional do Secovi em Bauru, Riad Elia Said, os dados do estudo servem como termômetro das expectativas de compradores e também sinalizam para a recuperação do setor neste ano. “Os indicadores são muitos positivos para o mercado, em virtude do crescimento de lançamentos e vendas, bem como de queda do estoque. Juntos, esses dados mostram o aquecimento do setor na cidade e, ainda, uma correlação com o cenário do mercado imobiliário na capital paulista”, complementa. Em Bauru, a oferta final baixou de 2.158 unidades em 2017 para 1.367 unidades no ano passado, uma queda de 36,7% quando comparada ao período anterior.
Para ler a notícia completa, acesse a Revista Secovi-SP – A revista do Mercado Imobiliário 302, Junho/Julho de 2019, pp 32 a 34.
Reportagem de Luciana Ferreira
A reprodução é permitida, desde que citada a fonte.