A diretoria do Secovi-SP e integrantes do Grupo de Empresas Incorporadoras do Secovi-SP (GEIS) estiveram reunidos em videoconferência com o ministro da Economia, Paulo Guedes, na tarde de sábado, 11/7. Em pauta, os desafios da indústria imobiliária e da construção frente à pandemia e a contribuição do setor para a retomada do crescimento econômico do Brasil.
Mais de 50 empresários participaram do encontro virtual com o ministro, no qual foram discutidos temas como reformas tributária e administrativa, tributação de dividendos, formas de diminuir os juros do financiamento imobiliário para pessoa física na aquisição de imóveis, privatizações, dentre outras questões.
De acordo com o presidente do Secovi-SP, Basilio Jafet, foram apresentados ao ministro não só os gargalos do setor, mas também sugestões de medidas necessárias e perfeitamente viáveis para promover a atratividade do País frente a investidores internacionais. “Há grande preocupação por parte do ministro em relação à atual crise, que impactou negativamente a arrecadação do governo. Mas também há muita disposição em combater esses efeitos, por meio de iniciativas de estímulo aos setores produtivos, dentre outras”, diz Jafet.
Guedes disse que pretende aplicar os 3s “cês” – choque da construção civil – como símbolo da retomada econômica. Também elogiou a maneira com que o setor tem se comportado como atividade essencial diante da pandemia, com poucos registros de contaminação e de óbitos. E que isso será usado como referência para demais atividades.