Muitos calouros aprovados no vestibular das universidades buscam um lugar para morar, isso porque muitos desses estudantes são residentes de outras cidades. Com a demanda em alta desde dezembro passado, o setor imobiliário continua aquecido neste começo de ano em Campinas, já que o município conta com diversas faculdades conceituadas, entre elas algumas das melhores do Brasil.

Neste início de ano, outro fator que torna esse momento importante para o mercado imobiliário da cidade é a intenção de os universitários que já cursam o ensino superior trocarem de residência.

“O aquecimento do setor faz com que a alta demanda impulsione ainda mais a oferta, o investidor entende que se trata de um bom negócio investir em imóveis para locação. Mas, é preciso ficar atento e não deixar a ansiedade tomar as rédeas. Segurança e rigor na hora de alugar são fundamentais para evitar prejuízos futuros”, afirma o diretor da Regional do Secovi em Campinas, Fuad Jorge Cury.

Por isso, o Secovi-SP preparou alguma dicas para uma locação segura:

Estrutura: É importante visitar o imóvel, ver se os quartos são bons, se o banheiro está em ordem e verificar a infraestrutura do bairro, especialmente nas questões de segurança e transporte;

Prazo: Os contratos de aluguel de imóvel têm validade de no mínimo 30 meses. Mas, para o estudante que vai fazer sua primeira locação de imóvel, as imobiliárias recomendam incluir uma cláusula que permite ao locatário rescindir o contrato, sem o pagamento de multa, após um período de 12 meses;

Contrato: É importante ter um fiador ou algum seguro garantidor do pagamento. No caso de o imóvel ser alugado por mais de um estudante, no contrato deve constar os nomes de todos os moradores. Dividir o imóvel que esteja no nome de uma só pessoa pode configurar sublocação clandestina, o que é contra a lei do inquilinato.