CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULO

 

Segunda-feira, 4 de novembro de 2013. 

 

Rodolfo Blancato / CMSP

 

 

 

Morador de Cidade Tiradentes desde 1988, o advogado Edilson Mineiro acredita que vive hoje em um bairro melhor que o de 25 anos atrás, mas ainda vê grandes problemas, principalmente na mobilidade urbana. Segundo ele, para chegar ao centro, onde a maioria dos moradores trabalha, leva pelo menos uma hora e meia.

Edilson foi um dos participantes da audiência pública que nesta segunda-feira (4/11) discutiu o projeto do novo Plano Diretor Estratégico (PDE) no CEU Inácio Monteiro, em Cidade Tiradentes. Para ele, a lei está no caminho certo ao priorizar a aproximação entre moradia e emprego.

“Acho que o Plano Diretor pode ajudar a melhorar a região invertendo a lógica dos investimentos públicos que vigorou até hoje na cidade. Ao invés de grandes obras viárias, como pontes, túneis, grandes avenidas, é mais interessante estimular o pequeno comércio na periferia”, acredita o advogado.

A região tem uma história diferente da maioria dos bairros paulistanos. “Não dá pra dizer que Cidade Tiradentes não foi planejada”, ironizou o vereador Nabil Bonduki durante o encontro. Ele lembrou que a ocupação da área foi promovida inicialmente pelo poder público, através da Cohab, que ergueu dezenas de conjuntos habitacionais ali a partir da década de 70.

“Uma cidade deveria comportar todos os usos urbanos: trabalho, moradia, lazer“, continuou o parlamentar. “Infelizmente, não houve uma preocupação em gerar essa multiplicidade de usos aqui.”

O vereador José Police Neto (PSD) chamou atenção para o problema da falta de investimento na periferia. “Tem uma cidade que foi produzida aqui, mas com menos cuidado do que a que foi produzida lá no centro”, disse.

A próxima audiência pública do PDE acontece nesta terça-feira (5/11), a partir das 11h, na Câmara Municipal. É possível saber mais sobre o projeto enviado para a Câmara e dar sua sugestão através do hotsite planodiretor.camara.sp.gov.br.

 

(04/11/2013 – 23h04)

 

 

Fonte: Câmara Municipal de São Paulo

]]>