Rodrigo Abrahão*

“Não é tarefa fácil navegar no meio de tantas soluções novas. O hub é o facilitador que apoia o mercado na suas escolhas”

Ogrupo de Novos Empreendedores (NE) do Secovi-SP foi criado com vários objetivos. Dentre eles, o de formar futuros dirigentes de empresas, e da entidade, e o de trazer práticas arrojadas às atividades imobiliárias.

Como inovação e tecnologias digitais são interdependentes, e como as startups (grupos de pessoas à procura de um modelo de negócios repetível e escalável, trabalhando em condições de extrema incerteza) são ícones nessas áreas, o NE criou, em 2017, o MoviMente. O objetivo é identificar startups com soluções efetivas para o desempenho do mercado imoviliário, em todos os seus segmentos.

Nos últimos quatro anos, mais de 300 startups foram avaliadas por uma banca de especialistas do MoviMente, sendo que, a cada edição, são eleitas as três campeãs.

Como a iniciativa evoluiu (e muito), partimos para um projeto mais audacioso: estamos transformando o MoviMente em um hub, com startups avaliadas pelo NE, propiciando sua conexão com as empresas representadas pelo Secovi-SP.

Além das startups participantes do Movi- Mente, outras startups com soluções incríveis têm se associado ao Secovi-SP e contribuído com suas alternativas para o setor. Já contamos com mais de 50 startups filiadas, classificadas por segmento de atuação: construção/ incorporação, gestão patrimonial/locação, administração de condomínios, loteamentos, financiamento/crédito e comercialização.

Agregar a experiência digital ao cliente, melhorar a visibilidade sobre o andamento das obras ou a automação de um processo interno repetitivo (e moroso) são alguns dos benefícios dessa interação. Graças à alta escalabilidade do modelo de negócios das startups, as soluções são entregues a um custo acessível para organizações de todos os portes.

Dia a dia, as empresas de tecnologia aperfeiçoam suas soluções, adaptando-as de acordo com a necessidade de cada segmento da cadeia imobiliária. Desenvolvem e aprimoram desde plataformas de marketplace para a compra de materiais e contratação de fornecedores, sistemas de gerenciamento e controle de obras, novas soluções para alavancar vendas e locações, até ferramentas para administração dos imóveis pós-obras e dos condomínios.

Atualmente, impulsionada pelos impactos da pandemia, a digitalização dos processos tem sido chave para viabilizar a manutenção e o crescimento dos negócios. Com isso, a relação comercial entre o mercado imobiliário e as startups de tecnologia é imprescindível. Não é tarefa fácil navegar no meio de tantas soluções novas. Tampouco é simples implantar uma dessas ferramentas. Mais do que alterar um processo já estabelecido, é necessário dedicação e colaboração da empresa e da startup para uma implantação de sucesso. E o hub do NE é o facilitador que apoia o mercado imobiliário nas suas escolhas. Conheça mais a proposta dessa interação no site movimente. secovi.com.br. 

*Coordenador dos Novos Empreendedores (NE) do Secovi-SP

→ Ver coluna em PDF