Devido à crise hídrica que atinge a região sudeste do Brasil, o Instituto Brasileiro de Florestas (IBF), por meio do programa Plante Árvore, fortalece a campanha voltada ao plantio de árvores nativas em áreas relacionadas ao Sistema Cantareira.

O programa envolve proprietários rurais e empresários patrocinadores. Qualquer proprietário rural que tenha áreas em regiões que fazem parte do Sistema Cantareira e deseje colocá-las à disposição do programa, deve cadastrá-la (igual ou maior que 1 hectare) no banco de dados do IBF e aguardar uma empresa privada que se ofereça para patrocinar o reflorestamento da área degradada. Caso seja selecionado, o proprietário rural receberá mudas nativas gratuitamente.

Segundo o IBF, o plantio de árvores nestas regiões serão essenciais para proteção do solo próximo dos rios que alimentam os reservatórios, reduzindo entre outros problemas, a questão do assoreamento, protegendo a água e o leito dos rios, além de angariar diversos outros benefícios à fauna e flora.

Interessados em participar do programa podem cadastrar sua área aqui e deixá-la disponível para o recebimento, em formato de doação, de mudas nativas para o restauro florestal.

Fonte: Instituto Brasileiro de Florestas