Conhecimento, atualização pessoal e profissional, informação e networking qualificado resumem um pouco do muito que agreguei durante a Convenção Secovi-SP, em agosto. Da organização geral às trilhas temáticas, tudo foi cuidadosamente preparado para proporcionar aos participantes dois dias de verdadeira imersão no universo imobiliário.
É de se ressaltar a qualidade dos painelistas e os produtivos debates sobre temas relevantes para nossas atividades, como a regulamentação da reforma tributária, novos recursos para o crédito imobiliário, cenário da poupança, alternativas de funding, impactos do ambiente político no setor, apagão da mão de obra, insegurança jurídica, ESG e muitos outros.
Também estiveram em discussão os programas habitacionais (estadual, federal e da capital paulista), que têm possibilitado o acesso à moradia e a inclusão sociais a famílias de mais baixa renda. Além de painéis com a participação de representantes do poder público diretamente envolvidos, os programas pautaram discursos na abertura do evento.
Os efeitos positivos da cooperação entre poder público e iniciativa privada para a construção de políticas públicas bem-sucedidas foram enfatizados tanto pelo governador quanto pelo prefeito de São Paulo, com destaque para o papel propositivo do Secovi-SP na construção da política habitacional e os esforços na busca de soluções para a redução do déficit de moradias.
E quem conhece a entidade, sabe que sua trajetória sempre foi marcada pelo incessante empenho nesse sentido. Sabe ainda que, muito além da atuação em defesa dos legítimos interesses da categoria, também é reconhecida por iniciativas que beneficiam a sociedade como um todo, por meio da oferta de moradia digna, geração de emprego e renda, melhoria das cidades e da qualidade de vida, com respeito às pessoas e ao meio ambiente.
Para que esses objetivos sejam atingidos, mantém permanente e produtivo diálogo com interlocutores de variadas instâncias de poder, dos diversos setores econômicos e dos inúmeros players do mercado. O resultado desse importante trabalho, que visa ainda assegurar um equilibrado ambiente de negócios, pode ser conferido na Convenção Secovi-SP, onde todos esses ‘atores’ compartilharam informações, conhecimento e experiências, e interagiram com o público.
Compuseram painéis autoridades como a vice-presidente de Habitação da Caixa Econômica Federal, o secretário Nacional de Habitação do Ministério das Cidades, secretários estaduais, municipais, além de personalidades de instituições financeiras e de entidades de classe.
Sem contar a oportunidade de conferir o que há de novo em tecnologia, soluções e recursos para o mercado imobiliário, como Inteligência Artificial, contratos digitais e softwares que ajudam a aumentar a produtividade, otimizar tempo, aperfeiçoar a gestão e muito mais.
No painel reservado ao interior paulista, mostramos os atrativos dos municípios-sede das Regionais do Secovi-SP, convidando o público a investir nessas cidades, dentre as quais, São José do Rio Preto.
Encerrando com sucesso esses dias de imersão, acompanhamos a cerimônia de entrega do Prêmio Master, considerado o “Oscar” do setor e o maior reconhecimento à excelência profissional do mercado imobiliário brasileiro. Com certeza, assim como eu, acredito que todos saímos renovados dessa experiência. Que venha a próxima.
*Thiago Ribeiro é diretor regional do Secovi-SP em São José do Rio Preto