Durante o painel do Interior da Convenção Secovi 2016, realizado nesta terça-feira, 30/8, foi apresentada uma grande radiografia sobre o interior paulista – tanto em termos macroeconômicos e sociais, como no que tange ao mercado imobiliário das nove regiões onde o Secovi-SP possui Regionais: Baixada Santista, Bauru, Campinas, Grande ABC, Jundiaí, Piracicaba, RM Vale do Paraíba, São José do Rio Preto e Sorocaba.
Coordenador do painel, Frederico Marcondes César, vice-presidente de Interior, fez uma apresentação mostrando a força econômica e o enorme potencial da região. Iniciou mostrando que o PIB do Interior responde por 67% das riquezas do Estado, enquanto a Capital participa com 33%. “O Interior produz a mesma riqueza que os Estados do Rio e de Minas Gerais somados”, disse.
Entre 1991 e 2015, houve uma evolução de 4,7 milhões de habitações no Interior, informou o vice-presidente, apresentando ainda alguns dados de densidade demográfica. Enquanto São Paulo possui 7.651 habitantes por quilômetro quadrado, Bauru tem 534 e Jundiaí, 914. “Temos muito a crescer. E com qualidade de vida”, disse Marcondes César. “Por conta da legislação que temos, será um crescimento ordenado”, garantiu.
O coordenador também listou algumas vantagens do interior paulista em relação à Capital: melhor qualidade de vida, especialização da mão de obra, menor custo de vida, fácil acesso a rodovias, portos e ferrovias do Estado e menor custo para a instalação de empresas.
Marcondes César apresentou ainda dados de lançamentos e vendas das Regionais que têm Estudo do Mercado Imobiliário, para concluir em seguida que, em 36 meses, foram lançadas 78.870 unidades habitacionais e vendidas 53.818 delas nesses locais.
Encerrada a apresentação, foi iniciada a sessão de debates, com os diretores regionais Alessandro Nadruz (São José do Rio Preto), Carlos Meschini (Baixada Santista), Fuad Jorge Cury (Campinas), Guido Cussiol Neto (Sorocaba), Marcus Vinicius Santaguita (Grande ABC), Riad Elia Said (Bauru), Angelo Frias Neto (Piracicaba) e José Roberto Orlando (representante do Secovi em Jundiaí).