João Crestana, presidente do Secovi-SP (Sindicato da Habitação), e diretores da entidade receberam, dia 7/10, o presidente da Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (Apemip), Luís Lima, também presidente da Comissão Instaladora da Cimlop – Confederação Imobiliária de Língua Oficial Portuguesa, que engloba Portugal, Angola e Brasil. O País é representado pelo Secovi-SP e pela Cofeci.

O objetivo do encontro foi comunicar que a posse da primeira diretoria da Cimlop será em Lisboa, dia 22/10, e que nas próximas semanas serão definidos nomes para os cargos de presidente de Assembleia, presidente do Conselho Consultivo, vice-presidente da Confederação, vice-presidente do Conselho Fiscal, secretário e suplente para concorrerem à eleição desta primeira chapa.

Na ocasião, Lima apresentou o primeiro produto criado pela Cimlop: o portal Property LOP (Língua Oficial Portuguesa). Trata-se de uma plataforma de comercialização de imóveis dos países associados, que prevê comissão compartilhada entre os corretores dos três países. O Secovi-SP deve integrar o portal por meio da base de dados de imóveis da Rede Secovi.

Para Crestana, essa parceria visa a integrar mundialmente o setor imobiliário. “O convênio abrirá portas não só para investidores de países de língua portuguesa, mas para todos que acompanham o crescimento mundial da indústria imobiliária”, avalia Crestana.

Estiveram presentes ao encontro os vice-presidentes do Secovi-SP Carlos Borges (Tecnologia) e Flávio Amary (Interior), o presidente do Conselho Consultivo, Romeu Chap Chap, o diretor de Formação Profissional, Antonio Conde, e o superintendente de relações internacionais do Sindicato, Laerte Temple.

Histórico – No último dia do Sima – Salão Imobiliário de Angola 2010, em 9/5, aconteceu a cerimônia de assinatura e instalação da Cimlop – Confederação Imobiliária de Língua Oficial Portuguesa, constituída por entidades angolanas, portuguesas e brasileiras.

Pelo Brasil, figuram Secovi-SP e Cofeci – Conselho Federal dos Corretores de Imóveis. De Portugal, estão Apemip – Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal e AICCOPN – Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas. Angola está representada pela Apima – Associação dos Profissionais Imobiliários de Angola.

Saiba mais sobre a Cimlop em www.cimlop.com.