As instalações elétricas dos condomínios são de extrema importância para manter a segurança e o bem estar dos moradores. Pensando nisso, a Regional do Secovi em Sorocaba promoveu no dia 13/4, em sua sede, a palestra “Cuidados no aumento da carga em condomínios”.

Ministrada pelo engenheiro elétrico Otávio Alves dos Santos, a apresentação orientou síndicos, administradores e moradores quanto às normas para instalação e utilização de aparelhos elétricos dentro do condomínio, abordando também questões relacionadas a riscos das instalações inadequadas, a necessidade da avaliação técnica, cálculo da nova demanda e adequações necessárias à segurança.

“É importante que o síndico ou o administrador conheça a capacidade de carga já instalada no condomínio para identificar o quanto ele tem de margem para fazer modificações. Caso tenha essa informação, é necessário que um profissional especializado faça essa avaliação. A partir dai, dependendo da necessidade do condomínio, é necessário fazer um novo cálculo da demanda, verificar se há necessidade de fazer alterações nas instalações por meio de um projeto feito por um engenheiro elétrico e contratar um eletricista de confiança para executar a obra”, explica Santos.

De acordo com a diretora da área de Condomínios do Secovi Sorocaba, Cleusa Maria Bersi, o Secovi sempre esteve envolvido com a orientação para os síndicos, principalmente neste caso em que alerta sobre os cuidados com a carga de energia elétrica.

“Um número cada vez maior de famílias está adquirindo aparelhos elétricos e eletrônicos, como ar condicionado, por exemplo, e passam a fazer essas instalações sem atentar para a demanda da sua unidade. Além disso, o gasto com energia elétrica é a segunda maior despesa de um condomínio, logo após a folha de pagamento, e a correta instalação e utilização de aparelhos elétricos é necessário para evitar gastos extras com energia elétrica, impactando nas taxas condominiais”, conclui Cleusa.