Com um vídeo que mostra as diversas atividades que compõem a Walt Disney Company, Fernando Beltran, facilitador do Programa de Negócios da Disney Institute, iniciou sua apresentação e lançou a pergunta: o que a Disney tem em comum com o mercado imobiliário? Entre as respostas da plateia, uma se destacou: os dois vendem sonhos.

Beltran explicou que, para que isso seja possível, é preciso criar uma cultura na qual os líderes sejam comprometidos, e os funcionários, criativos, a fim de que os clientes se encantem e fiquem satisfeitos. “Se você toma conta de sua equipe, ela tomará conta dos seus clientes, que sentirão que não há melhor lugar para ser atendido. Dessa forma, você atingirá os resultados financeiros e sucesso desejado”.

Segundo ele, a cultura da empresa deve ser criada pelos líderes, com valores que sejam claros a todos. Na Disney, por exemplo, todos os personagens criados têm valores em comum: amor, amizade, lealdade e humildade. “Não é necessário que estes personagens digam isso, nós sabemos pelas suas atitudes. O mesmo deve acontecer dentro das empresas. Os líderes precisam dar o exemplo”.

O palestrante falou, também, sobre a importância do treinamento da equipe. “Custa bastante para a empresa preparar a pessoa. Mas não devemos pensar no valor que perderemos se este funcionário deixar a empresa, e sim nos questionar: e se não o prepararmos e ele ficar, o que acontece com a nossa cultura?”, comentou. Por isso, Beltran deu as seguintes dicas para a hora da contratação e treinamento:

  • contrate pelas atitudes, e não pelas aptidões;
  • implante a cultura da empresa;
  • defina e informe as regras que não são negociáveis;
  • prepare os colaboradores para o sucesso;
  • trate-os como convidados;
  • lembre-se que todos da equipe são fundamentais para a empresa e reconheça boas ideias e ações.

Além de seguir estas dicas, para Beltran, é importante comemorar as conquistas e sempre dar um pouco mais de si: “Por exemplo, toda empresa precisa conhecer seus clientes, saber quem são, onde moram, quanto gastam etc. Mas com um pouco mais, você passa a entendê-los e cria um relacionamento”.