palestraLiderança em tempos de mudança foi o tema da PhD em Filosofia Dulce Magalhães, no segundo dia de palestras do Enacon 2016, evento realizado pelo Secovi-SP e destinado aos agentes da cadeia de administração condominial.

Dulce listou os itens que nos fazem ter percepção de mundo, todos iminentemente ligados à cultura. Para ela, a cultura nos impõe limites e estabelece fronteiras entre convicções. “Por isso, achamos que ‘o mundo é assim mesmo´, que nada vai mudar.”, disse. A cultura, por ser elemento de imposição de limites, acaba nublando possibilidades de mudança e conduzindo as pessoas ao conformismo.

“Para sair disso, é preciso expandirmos nossos horizontes e nossa consciência de mundo, perceber coisas diferentes. A isso damos o nome de educação”, enfatizou Dulce. Trazendo esse cenário para a realidade das empresas, a palestrante comentou a função dos líderes como catalisadores de mudanças. “É preciso haver uma mudança de líder gestor para líder educador.”

De acordo com ela, os cinco principais elementos favoráveis ao ensino são a abertura para coisas novas, o interesse pelo diferente, ser curioso, não ter preconceitos e não fazer julgamentos, requisitos estes que, lembrou a palestrante, são os dos bebês. “Todos já fomos bebês um dia. Perdemos essas capacidades quando crescemos pela imposição da cultura.”

Ela também fez referência ao comportamento dos líderes em tempos de transformação. Modo de encarar as adversidades da vida, como lidar com a ansiedade, o mal que reclamações desmedidas fazem, entre outros, foram alvos da palestra. 

Confira as fotos da palestra