Pré-requisitos
Não há.

Competência
Preparar os participantes a comprar o tipo de madeira apropriada para seu uso. Além disso, este curso envolve as seguintes ações: apresentar diferentes tipos de desempenho da madeira, abordar as diferentes origens e forma de produção da madeira nativa e da madeira plantada, apresentar o funcionamento do mercado madeireiro e abordar a forma de mitigar riscos de imagem e como comprar madeira de forma segura, com garantia de origem responsável.

Ementa
Conhecimentos básicos sobre madeira: características e identificação Produtos de madeira: principais usos na construção civil Tipos de madeira adequados aos usos da construção civil (ABNT NBR 7190) Caracterização, desempenho e uso adequado
Processos para durabilidade: secagem, tratamento preservativo e outros métodos de proteção Compra da madeira: especificação, controle de qualidade; inspeções de recebimento Certificação Florestal FSC: oferta de madeira certificada FSC, como comprar, verificação de fornecedores e produtos
Certificações da construção civil: AQUA e LEED
Visita a Xiloteca Calvino Mainieri e Oficina de Identificação botânica

Programa
Abertura com Carlos Alberto de Moraes Borges, vice-presidente de Tecnologia e Sustentabilidade do Secovi-SP e diretor técnico da Tarjab Incorporadora Ltda
– Cenário do incorporador com relação à madeira no setor da construção
– Importância da sustentabilidade na construção civil
– Percepção de preço

Introdução
– Desmistificação do uso da madeira: vantagens do consumo da madeira (desempenho ambiental com base em Avaliação do Ciclo de Vida, sustentabilidade)
– Fontes de suprimento (florestas nativas e plantadas)
– Características da madeira: variabilidade, deterioração, higroscopia, susceptibilidade ao fogo. Uso da tecnologia para minimizar características negativas (tratamentos químicos, secagem, acabamento)
– Produtos de madeira (serrada e painéis)
– Principais usos na construção civil
– Introdução ao FSC:
– Introdução ao sistema de certificação FSC
– O que é o FSC, seu histórico e missão
– Estrutura e governança
– Manejo florestal: tipos de manejo e os requisitos do FSC – Riscos da compra de madeira sem garantia de origem (plantadas e nativas)
– Desmistificação do uso da madeira nativa: dados e fatos sobre os benefícios do manejo florestal para a conservação
– Madeira controlada: conceito e categorias das fontes inaceitáveis
– Certificação de cadeia de custódia FSC: a importância da rastreabilidade nos elos de processamento
– Uso da madeira certificada: custos x mitigação de risco
– Cases de crises reputacionais

Especificação
– Tipos de madeira adequados aos usos da construção civil (ABNT NBR 7190) – caracterização e desempenho
– Dimensões (nomenclatura das peças, dimensões nominais e variação
– Defeitos naturais e de processamento
– Caracterização, desempenho e uso adequado
– Processos para durabilidade: secagem, tratamento preservativo e outros métodos de proteção
– Normas técnicas para projetos e proteção da madeira

Compra
– Compra da madeira: especificação, controle de qualidade; inspeções de recebimento
– Oferta de madeira certificada FSC no Brasil
– Como comprar madeira certificada FSC
– Apresentação da plataforma Info: suas funcionalidades de verificações e busca
– Validação de fornecedores e produtos FSC: informações a serem exigidas para produtos com madeira tropical e plantada FSC

 

Recebimento do produto
– Avaliação de conformidade: identificação botânica, verificação das dimensões e dos defeitos naturais e de processamento; teor de umidade e controle de qualidade de tratamento preservativo, quando for pertinente.
– Recebimento de produtos FSC: verificação de declaração em nota fiscal.
– Casos e exercícios práticos.

 

Certificações LEED e AQUA
– Apresentação certificação AQUA
– Como a madeira certificada pontua na obtenção do selo
– Certificação Casa e condomínio
– Apresentação certificação LEED
– Como a madeira certificada pontua na obtenção do selo

Avaliação da Oficina
Obter dos participantes insumos sobre demanda de outros temas e aprofundamentos.

Estratégias de aprendizagem
Foram organizadas como estratégias várias situações ativas de aprendizagem que possibilitarão ao participante trocar constantemente de ideias e dividir com os docentes as experiências de cada um. Serão utilizadas proposições de problemas, discussões em grupo, enriquecidas com exemplos reais trazidos pelos docentes.

Perfil dos Docentes

FSC Brasil
Andrea Werneburg – A
nalista de desenvolvimento de Negócios do FSC Brasil. Formada em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (ESALQ/USP), com experiência pelo programa CAPES na PennState University (EUA) em pesquisas no departamento de Ecologia Química e Controle Biológico. Teve capacitação teórica e vivencial em certificação FSC e Exploração de Impacto Reduzido para Manejos Florestais na Amazônia Brasileira. Atuou em empresa de consultoria na área de análises ambientais de projetos agropecuários, e na EMBRAPA Meio Ambiente em projetos de desenvolvimento e extensão de sistemas de produção orgânico e agroflorestais. Tem experiência em Elaboração de Padrões de Sustentabilidade, com conclusão de curso pela ISEAL Alliance. Atuou na área técnica FSC Brasil e, atualmente, trabalha com desenvolvimento de mercado FSC.

Fernanda Vaz – Analista de Desenvolvimento de Negócios do FSC Brasil. Pós-graduada em Gestão Estratégica de Negócios pela FIAP-SP, formada em Relações Públicas pela UNESP-Bauru, possui intercâmbio universitário na cidade de Braga, Portugal, pelo Acordo de Cooperação UNESP – Universidade do Minho. No FSC Brasil, já atuou com produção de conteúdo, site, mídias sociais. Atualmente atua principalmente com desenvolvimento de mercado para produtos certificados, desenvolvimento de parcerias e licenciamento da marca FSC.

IPT
Caroline Almeida Souza – Engenheira florestal pela Universidade de São Paulo (1996), mestre em Economia Ecológica pela University of Edinburgh (2002), realizou intercâmbio de 6 meses no Internacional Centre for Research in Agroforestry (ICRAF – Indonésia) em 2010/2011. Pesquisadora II da Seção de Sustentabilidade de Recursos Florestais do Centro de Tecnologia de Recursos Florestais do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT), desde 2009, atuando nas seguintes áreas de pesquisa: serviços ambientais, avaliação de sustentabilidade, desempenho ambiental com base em Avaliação do Ciclo de Vida (ACV), planejamento ambiental e desenvolvimento sustentável.

Maria José de Andrade Casimiro Miranda  – Mestre em Ciência e Tecnologia de Madeiras pela Escola Superior de Agricultura da Universidade de São Paulo. Pesquisadora e responsável pelo Laboratório de Árvores, Madeiras e Móveis do Centro de Tecnologia de Recursos Florestais doIPT. É também professora convidada da disciplina de Sistemas Construtivos para Habitação, Inovação e Desempenho no curso de Mestrado Profissionalizante: Habitação, Inovação e Desempenho do IPT. Tem experiência na área de Tecnologia de Produtos Florestais com foco nas áreas de anatomia e identificação de madeiras, propriedades físicas e mecânicas de madeiras/aplicações bem como em secagem e processamento mecânico. Atua também nos seguintes temas: informações tecnológicas, design tecnológico, design e eucalipto.

Secovi-SP
Carlos Alberto de Moraes Borges – Engenheiro civil pela Faculdade de Engenharia da Fundação Armando Álvares Penteado; diretor técnico da Tarjab Incorporadora desde 1983; pós-graduado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas; MBA em Marketing pela ESPM; mestre em Engenharia pela Escola Politécnica – USP; vice-presidente de Tecnologia e Sustentabilidade do Secovi-SP.

Certificado
Serão fornecidos certificados aos alunos aprovados nas avaliações e que tiverem uma frequência mínima de 75%.

Informações Importantes
1)
Os pagamentos parcelados só serão aceitos desde que a última parcela seja quitada até o penúltimo dia do curso.
2) Em casos de cancelamento ou adiamento do curso:
– O curso poderá ser cancelado ou adiado por falta de quórum, com até 24 horas de antecedência da data prevista para seu início.
– Na hipótese de cancelamento, serão devolvidos 100% do valor pago, por meio de depósito em conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE, correspondente à PESSOA FÍSICA ou PESSOA JURÍDICA apontada na ficha de inscrição como responsável pelo pagamento, em até 20 (vinte) dias úteis após indicação dos dados bancários.
– Na hipótese de adiamento, serão devolvidos, MEDIANTE REQUERIMENTO do PARTICIPANTE endereçado ao e-mail universidade@secovi.com.br, 100% do valor pago, também por meio de depósito em conta bancária indicada por ele, em até 20 (vinte) dias úteis após indicação dos dados bancários.
– O reembolso em ambos os casos será feito única e exclusivamente em nome de quem efetuou o pagamento.
3) Inclui material didático fornecido pelos docentes (impresso ou disponibilizado digitalmente na área do aluno no site da Universidade), coffee-breaks e certificado da Universidade Secovi.    
4) A Universidade reserva-se o direito de alterar as datas, horários ou mesmo cancelar programas, dependendo do número de interessados.