Praça Pamplona: Restauração do Palacete dos Barões de Café

Brookfield Incorporações

São Paulo – SP

 

De uma forma surpreendente e jamais concebida com tamanho apuro e inovação, a Brookfield Incorporações alçou ao lugar de honra um patrimônio histórico tombado, um palacete da época dos barões do café, tornando-o ponto central de um arrojado empreendimento comercial, o Praça Pamplona, que erguerá na cidade de São Paulo.

O antigo casarão era a “estrela” em um terreno de 6.550 m², localizado a poucas quadras da valorizada Avenida Paulista. Mas o astro não brilhava sozinho. Rodeando-o, um valioso jardim com fragmentos de Mata Atlântica nativa, com destaque para um cedro centenário e um bosque com cerca de 2.000 m². O projeto da Brookfield transformará esse raro conjunto em um maravilhoso boulevard aberto ao público e perfeitamente integrado a um empreendimento corporativo.

Um planetário aberto à arte – A talentosa equipe da Brookfield resgatou as plantas do casarão tombado para realizar um minucioso trabalho de restauro, que inclui manter as luminárias, colunas, adornos, vitrais, balaústres e pisos originais. Um terraço, que estava desfigurado por causa de um “puxadinho”, será inteiramente reconstruído. Todos os confortos da vida moderna serão incorporados aos três andares do imóvel, como ar-condicionado, internet e acessibilidade para pessoas com necessidades especiais.

Sob a administração da Fundação Instituto de Física Teórica, o palacete manterá sua vocação de polo de difusão de conhecimento. No térreo, funcionará o Café Científico, e a parte superior será ocupada pelo Centro de Cultura e Ação Social.

O magnífico projeto do Praça Pamplona prevê uma moderna torre comercial com 24 andares, além de um edifício menor, que servirá de sede para a Fundação IFT e abrigará o Centro Leal Ferreira de Divulgação Científica, com estrutura voltada para cientistas e pesquisadores. O Teatro Digital, um planetário com linhas inspiradas nas conchas do mar e capacidade para até 130 pessoas, também funcionará como cinema, teatro e espaço para pequenos shows.

Justificativa do Júri:

“O restauro de um antigo palacete da época dos barões do café, do início do século XX, conjugado a um empreendimento comercial de alto padrão encravado no bairro da Bela Vista, cria, na capital paulista, espaços para um centro de ensino, um centro cultural e um centro de pesquisas científicas. A cidade agradece o surgimento de espaços de convivência, ciência, tecnologia e desenvolvimento, que preservam a história e humanizam uma área voltada a negócios.”